Licitação para agências de publicidade avança para fase final
A Comissão Especial de Licitação do Governo do Estado decidiu nesta segunda-feira, 05, as empresas classificadas na segunda etapa do processo de concorrência para a escolha das agências de publicidade que prestarão serviços à administração estadual. Pela ordem de classificação, PPR, Link, Base, SLA, Insight e Rocha Propaganda foram as que conquistaram as melhores notas em relação à proposta técnica. A classificação engloba as empresas que alcançaram a média 7, ou seja, 70 pontos ou mais. A sessão aconteceu no auditório do Palácio dos Despachos.
"Essa é uma decisão em que cabe recurso e elas já sinalizaram nesse sentido", informa a presidente da Comissão Especial de Licitação, Aline Magna Barroso. As agências desclassificadas têm cinco dias úteis para recorrer perante a comissão e temos mais cinco para manifestações sobre os recursos. O resultado será divulgado no dia 22 de novembro, às 9h30, no Palácio dos Despachos, quando também serão abertos os envelopes e avaliadas as propostas de preço.
Procedimento
A avaliação das propostas técnicas foi feita durante toda a semana anterior por uma comissão julgadora formada por especialistas em publicidade. A comissão foi formada por um representante do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), o executivo Fernando Ribeiro da Luz, a professora de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe, Lílian França, e a diretora de Marketing da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Caroline Portugal. Em conformidade com as exigências de transparência do processo, os membros da comissão técnica se conheceram na última terça-feira, 30 de outubro.
De acordo com o edital, eles avaliaram o conteúdo do envelope "B", que, sem nenhuma identificação, continha o plano de comunicação das empresas e o envelope "C", que descrevia a capacidade de atendimento das agências. "Foram avaliados, o repertório técnico que inclui jingles para rádio, material para TV, dentre outras peças publicitárias, além do portfólio, o que elas já haviam produzido em outras ocasiões", complementou Aline Magna. A pontuação do critério técnico foi estabelecida sem identificação dos trabalhos.
Durante a sessão desta segunda-feira, foi lida a ata de julgamento das propostas técnicas, realizada na semana passada no hotel Aquarius. "Depois lemos o parecer técnico para os participantes terem ciência de que foi tudo analisado com muito cuidado. Demos vistas para eles impugnarem as propostas, sem identificar os concorrentes. Impugnamos os erros relativos à questão formal das propostas mesmo sem saber quem eram os donos. Três foram desclassificadas pelo número de protocolo. Divulgamos os pontos referentes ao envelope B e depois ao C. A partir disso pedimos o protocolo e fizemos a identificação", revela a presidente da Comissão.
Transparência
O executivo de Relações com o Mercado do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), Fernando Ribeiro da Luz, fez questão de mencionar a transparência como um fator que lhe chamou a atenção na condução do processo. "Cada item constante do edital, os trâmites necessários e procedimentos foram muito bem esclarecidos a todos os participantes. Não há nenhum tipo de obscuridade em qualquer um dos critérios exigidos. Isso deixa clara a preocupação com a transparência", afirmou o representante.
A maneira como a licitação foi elaborada também chamou a atenção do representante do Cenp. "Se fôssemos consultados ou chamados a interferir de alguma forma, nós não mudaríamos uma vírgula da licitação que foi preparada no Estado de Sergipe, pela Secom", frisou Fernando da Luz. Ele também relatou ter uma excelente impressão do fato de os membros da comissão julgadora não se conhecerem, e de as pessoas que estão lidando com o processo serem jovens, porém, com capacitação e experiência consolidada em processos importantes.
"Só posso relatar coisas positivas em relação a essa licitação, que é uma referência, sem nenhum tipo de pressão ou influência, com liberdade total de opinar e realizar um julgamento pelo melhor critério técnico. Posso dizer que participar desse processo é motivo de orgulho para mim" afirmou o representante do Cenp. Segundo ele, iniciativas como essas são importantes para a qualificação da relação entre o mercado publicitário e o poder público, além de serem uma meta do Cenp, desde a sua fundação.
De acordo com a professora Lílian França, também integrante da comissão julgadora e representante da Universidade Federal de Sergipe é notável a preocupação com lisura em todos os procedimentos. "O que mais tem me impressionado é a seriedade de como o processo vem sendo conduzido. Temos uma equipe permanente que acompanha os trabalhos, tudo tem sido registrado, os envelopes não identificados e lacrados, além de todas as medidas para garantir celeridade no processo", salientou.
Outro aspecto relatado pela representante é a composição diversa da própria comissão julgadora. "A equipe de avaliação é formada por profissionais de áreas diferentes, com experiências diferentes e que não se conheciam até a formação da comissão. Tudo isso faz com que constatemos uma forma bastante séria e profissional de se conduzir todo esse processo", afirmou a professora.
Conheça a classificação das agências após a segunda fase do processo licitatório:
- 1) PPR Profissionais de Publicidade – 96 pontos
- 2) Link/BAGG – 88 pontos
- 3) Base propaganda – 84
- 4) SLA Propaganda – 76 pontos
- 5) Insight Propaganda e Marketing – 74 pontos
- 6) Rocha Propaganda e Marketing – 71 pontos
- 7) Mídia Publicidade – 69 pontos*
- Única Comunicação – 69 pontos*
- Daniel do Valle Associados Publicidade – 69 pontos*
- 8) Idéia 3 Comunicação – 68
- 9) Objectiva Comunicação – 67 pontos
- 10) Cannes Publicidade – 64
- 11) TalPropaganda e Comunicação – 60 pontos
- 12) Ecos Comunicação – 59 pontos
- 13) InterMarketing – 45 pontos
*Empresas empatadas na pontuação
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