Evento aborda destinação do lixo produzido pelo Estado
Acontece nesta terça-feira, 6, o workshop Lixo Urbano Desafios e Alternativas. O evento, que tem início às 8h no auditório da FIES, tem por finalidade divulgar alternativas para a destinação dos lixos industrial e urbano. Para isso, o dia será de palestras e de análises de propostas que devem ser apresentadas como soluções para o problema do lixo em todo o Estado.
O assessor extraordinário para Assuntos de Óleo, Gás e Fontes de Energia Renovável da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e um dos organizadores do workshop, Décio Freitas, diz que as alternativas de tratamento através de usinas de reciclagem e co-processamento são os mais viáveis para Sergipe.
Por ser um Estado pequeno dá para administrar essas alternativas rentáveis, pensando em uma estação de tratamento de lixo e em uma organização dos catadores em cooperativas, por exemplo. É preciso conscientizar as pessoas de que existem alternativas além do aterro, enfatiza.
Workshop
No início da manhã o secretário adjunto de Estado do Planejamento, Guilherme Rebouças, e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Márcio Macedo, proferem palestras baseadas nas demandas obtidas com o Planejamento Participativo (PP), que teve o destino do lixo como uma das prioridades apontadas pela população.
Em seguida, o engenheiro sanitarista Ricardo Franci Gonçalves falará sobre Tecnologias Compactas para Tratamento de Esgoto Sanitário, antecedendo a palestra da assessora técnica da Secretaria Municipal do meio Ambiente de Curitiba, Marilza do Carmo Oliveira Dias, com o tema Destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos da Região Metropolitana.
Técnicos da Votorantim irão abordar o tema Utilização do Lixo Industrial e Urbano na Co-geração de Energia com Preservação Ambiental. Logo após as palestras haverá reuniões técnicas com representantes municipais para debates e encaminhamentos.
Deverão participar do evento prefeitos de todos os municípios sergipanos e representantes de universidades, entidades em geral e de órgãos estaduais e municipais que estejam ligados ao meio ambiente e saneamento. A FIES fica na rua Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, s/n, Centro Administrativo Governador Augusto Franco. Mais informações pelo telefone (0xx79) 3259-0191.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Evento aborda destinação do lixo produzido pelo Estado – Foto: Lúcio Telles