Análise de estatísticas ajuda polícia a inibir furtos de veículos
Estudos da Superintendência da Polícia Civil ajudaram a redefinir o perfil da ação dos criminosos que furtam veículos em Aracaju. Levando em consideração a imprecisão do horário dos furtos que existia anteriormente, sobretudo no Centro da capital, um novo formato de distribuição de dados estatísticos produzidos pelo Boletim Online, sistema onde são registradas todas as ocorrências de uma delegacia, está ajudando as polícias Civil e Militar a reduzir esta modalidade de crime na capital.
A nova tendência do trabalho policial, destacando a unidade entre as polícias, vem dando mais fôlego para a ação das equipes, o que promove uma maior prevenção em áreas consideradas problemáticas, a exemplo do Centro da cidade e bairro São José. Segundo dados da Coordenadoria de Estatísticas e Pesquisas da Polícia Civil (Codepe) foram contabilizados em junho 17 furtos de veículos, 13 em julho, sete em agosto e oito em setembro.
A imprecisão dos dados que existia anteriormente levou as polícias Civil e Militar a montarem várias operações em turnos onde nada acontecia. Corrigido o problema, verificou-se que grande parte dos furtos é registrada durante o dia, em estacionamentos de faculdades e cursos pré-vestibulares, clinicas, lojas comerciais, entre outros. Os novos dados provocaram um redirecionamento total do policiamento ostensivo e preventivo.
Segundo o superintendente da Polícia Civil, delegado Gilberto Guimarães, constatou-se que o erro acontecia no momento do registro da ocorrência. "A vítima ia até à delegacia, informava que havia sido furtada, mas em muitos casos, não sabia informar o horário do crime. O escrivão preenchia o formulário como horário ignorado e o sistema, incorretamente, convertia a informação para zero hora, confundido os policiais".
O superintendente disse que o BO online foi produzido por uma empresa do Paraná, porém não está totalmente adaptado à realidade da polícia sergipana. Segundo o superintendente, os dados existentes no sistema informavam que boa parte dos furtos registrados no Centro de Aracaju acontecia a partir da 0h, ou seja, para a polícia os furtos aconteciam a partir meia-noite.
Os subsídios levantados pela Policia Civil, desta vez mais precisos, são enviados para a unidade da PM no Centro, o que reflete a gradativa diminuição dos furtos. De acordo com o comandante da 1ª Companhia do 8º Batalhão, capitão Edvaldo Barbosa, foram implementadas várias ações para reforçar o policiamento ostensivo no centro comercial, no mercado central, na rua Lagarto, na praça Camerindo e no entorno das faculdades. "Três viaturas estão patrulhando diariamente o Centro, reforçamos o policiamento a pé, além de termos intensificado o número de abordagens".
Em julho deste ano, a PM identificou oito pontos críticos de maior incidência de furtos de veículos no Centro de Aracaju, entre eles a região próxima da agência central do Banese até o terminal de ônibus, ruas paralelas dos mercados municipais e nas proximidades do terminal hidroviário, entre outros. O horário preferido para assaltos era de segunda à sexta-feira, das 18h às 22h. Hoje, o novo redirecionamento estatístico da Polícia Civil apontou que houve uma mudança nos horários, agora acontecem por volta das 8h e 14h, quando as pessoas chegam ao trabalho.
Estatística
De acordo com o superintendente, durante muitos anos houve uma maquiagem nos dados estatísticos no interior do Estado. "Não temos como comparar os dados atuais com os números do ano passado, pois isso vai gerar uma falsa impressão de aumento na violência", explicou o delegado. Para se ter uma idéia do problema, em todo o ano de 2006, a Polícia Civil contabilizou apenas 12 roubos a transeuntes em todo o interior do Estado, ou seja, uma ocorrência por mês. "Não temos como fazer um parâmetro, pois esses números são irreais e as informações que giram em torno deles também".
Para Guimarães, quando a Secretaria de Segurança Pública (SSP) implantar o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciops), os dados serão os mais fidedignos possíveis. "O Centro vai refletir a realidade do que está acontecendo no Estado e direcionar com mais propriedade o trabalho da polícia".
Tramitam na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) projetos da SSP que vão revolucionar o sistema de estatísticas da segurança pública de Sergipe. Um deles é o Centro de Estatística Centralizado, direcionado para análise de dados de cada polícia, além do projeto no valor de R$ 240 mil, para reestruturar o Disque-Denúncia (0800-79-0147).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Análise de estatísticas ajuda polícia a inibir furtos de veículos – Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP