Deso substitui medidores de água danificados no sertão sergipano
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está trabalhando há cerca de um mês na substituição dos hidrômetros danificados nos municípios de município de Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre e Nossa Senhora Aparecida. Só nos três municípios serão trocados mais de quatro mil medidores de água. Em Monte Alegre, já foram substituídos 225 equipamentos, enquanto que em Glória outros 113 foram trocados. Com o serviço, haverá um controle maior sobre perdas e desperdícios, otimizando também o sistema. Outros municípios também serão contemplados.
Para o chefe do núcleo de Nossa Senhora da Glória, que abrange municípios circunvizinhos, Raimundo José Cardoso Filho, em cada serviço é feita também a padronização da ligação, ou seja, a instalação do hidrômetro na parede da residência. "O serviço é de substituição de hidrômetro, mas o contrato de execução previu também que naquelas ligações onde o medidor é na calçada seja feita a padronização", disse.
A padronização reduz também os índices de danos aos equipamentos, pois os hidrômetros enterrados são mais passíveis de avarias. "Os benefícios vão mais além, como a redução de desperdícios, redução de vazamentos no cavalete, o usuário paga consumo real, há a padronização das ligações, o usuário não paga pela instalação do novo medidor e ainda há a utilização da mão-de-obra local pela empresa contratada", afirmou Raimundo.
O chefe da Unidade de Negócios do Sertão, José Gabriel Almeida de Campos, explicou que os hidrômetros danificados não estavam sendo substituídos há muito tempo devido a débitos da Deso com os fabricantes, o que impedia a aquisição de novos equipamentos. A Companhia só conseguiu encerrar a dívida, que chegou a R$ 426 mil, no último mês de setembro.
Também preocupada em alertar o usuário para o controle do consumo individual, a Deso disponibilizou, em cada escritório da região, um funcionário para esclarecer as dúvidas dos usuários. Além disso, em cada serviço, o proprietário da residência recebe um termo de ciência sobre o consumo e a medição. O funcionário passa também orientações sobre uso racional da água, como evitar vazamentos em instalações hidráulicas, entre outras informações.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]