População do bairro Industrial conhece projeto de revitalização
De acordo com Déda, a expectativa é de que em janeiro a prefeitura inicie as obras. “A revitalização da orlinha vai recuperar essa belíssima área, valorizando a história desse bairro, ligando esse pedaço de Aracaju ao conjunto arquitetônico dos mercados e criando um espaço de lazer, cultura e turismo que, sem dúvida nenhuma, vai ser um dos mais belos espaços da capital”, afirmou o prefeito.
Na exposição estiveram presentes o superintendente da Caixa Econômica Federal, Constantino Dias, os vereadores Antônio Samarone e Antônio Góis, ambos do PT, os secretários Sílvio Santos (Participação Popular), Lúcia Falcon (Planejamento), Cristian Góes (Comunicação), Lealdo Feitosa (Turismo), os presidentes da Emurb – Empresa Municipal de Obras e Urbanização -, Sérgio Ferrari, da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos -, Osvaldo Nascimento, e da SMTT – Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito -, Henrique Luduvice, além de vários auxiliares da administração.
Déda explicou aos moradores que o projeto de revitalização da Orlinha do bairro Industrial tem uma característica especial para ele. Os recursos federais destinados à obra são fruto de uma emenda ao Orçamento da União de sua autoria quando era deputado federal. “Graças a Deus hoje tenho a oportunidade de realizar essa obra como prefeito e também dizer aos moradores que a revitalização vai sair, até porque estamos dando uma prova de que a administração municipal só promete o que tem capacidade de fazer”, ressaltou.
Antes da apresentação, o superintendente da Caixa, Constantino Dias e o prefeito Marcelo Déda assinaram um protocolo para a implantação do Programa Nacional de Infra-estrutura Turística. Várias pessoas da comunidade, entre elas moradores do Industrial, assinaram o documento como testemunhas.
REVITALIZAÇÃO
Todo o projeto, desde a sua concepção, foi apresentado em vídeo aos moradores, comerciantes e pescadores do bairro Industrial. Segundo a secretária Lúcia Falcon, a proposta de revitalização da prefeitura para a orlinha prioriza a melhoria da qualidade, transformando-a novamente em um dos pontos turísticos e econômicos mais importantes da cidade.
De acordo com ela, o projeto tem como objetivo promover a urbanização de toda a área, incentivar a transformação do uso do solo, a exploração turística, transformar produtos turísticos, culturais, sociais e econômicos, além de criar um efeito multiplicador de desenvolvimento local e de gerador de renda.
“São obras no sistema viário, drenagem, pavimentação, iluminação e paisagismo dentro de um projeto estudo-urbanístico para a realização de áreas de lazer, jogos e esporte, além da construção de um terminal de barcas para a travessia Aracaju/Barra dos Coqueiros”, explica Lúcia Falcon. A estrutura conta ainda com a construção de um museu, boxes, restaurantes e de uma nova entrada para o bairro.
Durante o encontro, Déda tranquilizou os comerciantes e pescadores sobre a permanência deles durante e após a realização das obras. “A idéia é de que todos aqueles que tiverem algum problema de remoção terão uma contrapartida por parte da prefeitura, se bem que isso só vai acontecer em apenas uma área próxima ao lado das balsas”, garantiu o prefeito.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- População do bairro Industrial conhece projeto de revitalização – Agência Aracaju de Notícias fotos: Abmael Eduardo