HUSE lança projeto para integrar áreas ao Serviço de Psicologia
O Serviço de Psicologia do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) lançou nesta segunda-feira, 27, o projeto ‘Café com Idéias’. A iniciativa comemora o Dia do Psicólogo e vai integrar o setor de psicologia às demais áreas do hospital a partir de 10 de setembro, quando serão iniciados encontros quinzenais nas tardes de segunda-feira para debater e estimular o tratamento integral dos pacientes, inclusive com acompanhamento psicológico.
"Um encontro freqüente entre os profissionais de saúde e os psicólogos do HUSE vai viabilizar a troca de experiências e uma melhoria dos serviços. Vamos procurar discutir ações que possam trazer uma contribuição na recuperação dos pacientes, além de pontuar a importância do trabalho realizado pelo Serviço de Psicologia dentro do hospital", destacou a psicóloga Adriana Amaral, coordenadora do Serviço de Psicologia do HUSE.
O Hospital de Urgência tem em seu quadro de funcionários dez psicólogos e oito estagiários de Psicologia que realizam o acompanhamento dos pacientes que se encontram no Pronto-Socorro, na Pediatria (Ala 600 e CTI), nas Unidades de Tratamento de Queimados (UTQ) e Semi-Intensiva, nas Alas de Internação e ainda no Centro de Oncologia. Nesta última área, eles realizam ainda visitas domiciliares e atendimento ambulatorial para os pacientes em tratamento.
Palestra
As comemorações do Dia do Psicólogo incluíram ainda uma palestra com o tema ‘Os desafios da Psicologia Hospitalar em instituições médicas’, abordado pela psicóloga Sheila Barboza. O evento foi organizado pelo Serviço de Psicologia do HUSE e contou com o apoio do Conselho Regional de Psicologia (CRP3), seccional que abrange os estados de Sergipe e Bahia. Além de psicólogos, médicos e outros profissionais do HUSE participaram da atividade.
A palestrante chamou a atenção para os desafios enfrentados pelos profissionais de Psicologia que desempenham as atividades nas instituições médicas para tratar o paciente como um ser global, consideração a saúde do corpo e da mente.
"A Psicologia ainda é uma especialidade recente no âmbito hospitalar, por isso temos que aprender a enfrentar as dificuldades e desafios, transformando-os em material de trabalho, buscando uma prática coletiva e horizontal com as outras profissões dentro da instituição médica, em benefício do paciente", ressaltou Sheila Barboza.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- HUSE lança projeto para integrar áreas ao Serviço de Psicologia – Foto: Wellington Barreto