[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, visitou nesta terça-feira, 3, mais uma série de Conferências Municipais do Planejamento do Desenvolvimento Territorial Participativo de Sergipe (PDTP). Desta vez, os eventos aconteceram simultaneamente em oito municípios que formam a Grande Aracaju, com exceção da capital. A primeira visita foi a Barra dos Coqueiros, onde Falcón deu as boas vindas aos participantes e fez uma breve explanação sobre a importância das conferências.

"Queremos construir o Plano de Desenvolvimento do Estado junto com a população. Por isso, precisamos saber quais as reais necessidades de cada município, para depois discuti-las com o Governo do Estado e poder atendê-las", explicou.

O prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins, também destacou a importância da participação popular na construção do PDTP. "Cada local tem sua particularidade, suas vantagens e seus problemas. É conversando, discutindo e debatendo com o povo que vamos procurar as soluções", afirmou.

A conferência na Barra reuniu cerca de 350 pessoas na Escola Estadual Carlos Firpo, envolvendo debates e apresentação de sugestões pela população nas áreas de Educação, Saúde, Segurança, Assistência Social, Habitação, Agropecuária, Administração Pública, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Cultura, Esporte e Lazer e Infra-Estrutura: estradas, energia e saneamento ambiental. Os temas são os mesmos em todos os locais onde acontecem os debates.

Outro município participante das plenárias desta terça-feira foi São Cristóvão, no qual a secretária Lúcia Fálcon foi recebida pelo prefeito Zezinho da Everest e visitou cada grupo de discussão.

"Este evento é um marco no novo Governo do Estado. Conheço os passos desse projeto quando comecei a observar o Orçamento Participativo, que deu muito certo em Aracaju. Nada mais é do que a transformação do que deu certo na capital para dar certo em todo o Estado", comparou o prefeito de São Cristóvão.

As conferências tiveram início em cada município por volta das 8h, com a exibição de um vídeo produzido pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan). O material serve para explicar a metodologia e os objetivos do PDTP. Depois, facilitadores detalharam os procedimentos do encontro. Os participantes, então, se dividiram em grupos para discutir as necessidades dos municípios e as políticas e ações prioritárias.

As cidades envolvidas nas conferências durante esta terça-feira foram Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Itaporanga D’Ajuda, Laranjeiras, Maruim, Riachuelo, Santo Amaro das Brotas e São Cristóvão. Cada uma teve uma média de 300 participantes, divididos em dez plenárias com temas diversos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.