[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foi aberto na noite da segunda-feira, 2, o XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (XV CBA), no Centro de Convenções do Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju. O evento tem como tema ‘O Efeito das Mudanças Climáticas na Agricultura’ e reúne representantes da comunidade científica de todos os estados brasileiros e de cinco países. Serão apresentados e discutidos os resultados de pesquisas na área e suas aplicações para a sociedade. A realização do Congresso é da Sociedade Brasileira de Agrometeorologia e da Embrapa Tabuleiros Costeiros, com apoio do CNPq e do Sebrae e colaboração da Universidade Tiradentes (Unit) e do ITPS.

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Agrário, Paulo Viana, representou o governador Marcelo Déda na abertura do evento. Ele destacou a importância da realização do Congresso e a honra de Sergipe em sediá-lo, num momento em que todo o planeta fala em sustentabilidade. Segundo Paulo Viana, é preciso conscientizar a população, através de exemplo, para a preservação do meio ambiente e do mundo.

"As pessoas que não contribuíram com o aquecimento global são as mais penalizadas, a exemplo dos africanos e de habitantes de alguns países da América Latina. O Brasil pode dar uma grande contribuição para o processo de melhoria das condições do globo, a partir de medidas sérias e de práticas de conscientização, com a redução dos desmatamentos, os projetos dos biocombustíveis e a proteção dos mananciais", disse Paulo Viana. 

O XV CBA prosseguirá até a sexta-feira, 6, com palestras e mini-cursos, além de apresentação de diversos trabalhos, como ‘Mudanças Climáticas’, ‘Zoneamento Agrícola no Brasil o Agrometeorologia e Seguro Rural’, ‘Agrometeorologia’, ‘Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto’, ‘Modelagem em Agrometeorologia’, ‘Biometereologia’, ‘Cultivo Protegido’, ‘Estatística e Modelagem’, entre outros.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.