Educação lança programa voltado para a qualidade de vida dos servidores
A Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio do Departamento de Recursos Humanos (DRH), lançou nesta segunda-feira, 2, o Programa QualiVida, uma iniciativa voltada para a qualidade de vida dos servidores do órgão. "O nosso objetivo principal é oferecer um ensino de qualidade. Para isso projetos como o QualiVida tem fundamental importância nesse processo, valorizando a saúde dos profissionais da educação que trabalham no setor administrativo e em sala de aula", destacou a secretária adjunta da Educação, Hortência Maria Pereira.
As atividades do programa começaram às 7h, com o Movimento Free Hugs (Abraço Grátis), que contou com jovens oferecendo abraços aos funcionários que chegavam para trabalhar. Também foi realizado um movimento itinerante de música em cada setor da Secretaria. A abertura do espaço QualiVida aconteceu às 9h, com massoterapia e atividades físicas, aferição de pressão arterial, verificação de diabetes, exposição de produtos confeccionados pelas escolas e uma exposição de fotografia do repórter fotográfico Jorge Henrique. A Secretaria Municipal de Saúde alertou sobre os cuidados com a hipertensão.
De acordo com o diretor de Recursos Humanos, Jorge Costa Cruz, o programa é pautado em três eixos, prevenção, valorização e interação. "O QualiVida é constituído por uma rede de programas, "De bem com a vida", "Acolher", "EducArt" e "Pré-Aposentadoria", e visa otimizar ambientes, harmonizando o corpo e mente, através de atividades física e mental, saúde preventiva, integração dos servidores, preparação para aposentadoria e acolhimento de novos funcionários", enfatizou.
"A partir dessas ações e de acordo com a política de Valorização dos Servidores da Secretaria da Educação, o QualiVida alicerça uma rede de atividades pautadas na orientação do mundo moderno, de que as instituições devem direcionar cada vez mais para uma melhor condição de vida de funcionários, por conseqüência, familiares e comunidade, sobretudo contribuindo com a qualidade de vida da população sergipana", informou Jorge Costa.
Expansão
Ele disse que o Projeto QualiVida será continuado, com ações que deverão ser levadas para as 400 escolas da rede estadual e atender aos 22 mil funcionários da SEED. "Nossa primeira atividade foi com os servidores da sede da Secretaria e, após esse trabalho, levaremos todo o apoio para os professores e funcionários das unidades de ensino". O diretor do DRH informou ainda que será implantado um Núcleo de Saúde na SEED e no Centro de Qualificação de Pessoal (CQP) para atender aos funcionários. "Além disso, estaremos fazendo exposições no Espaço Cultural Maria Hermínia Caldas e realizando outras atividades no auditório da SEED, como apresentação de filmes".
Os alunos do Colégio Estadual Costa e Silva, através do Centro de Ensaios Artísticos, fizeram a coreografia intitulada Tribos. Em seguida o Departamento de Educação Física (DEF) realizou uma atividade de ginástica laboral, que foi coordenada pelo professor André Moraes. O evento contou também com o apoio do Sesi, com o estande da Cozinha Brasil, e do IpesSaúde, que verificou a pressão arterial dos servidores.
A Escola Estadual Quilombola 27 de Maio apresentou o projeto "De volta as raízes – Plantas e Ervas Medicinais". "Isso é muito importante para todos nós. Às vezes não temos tempo de fazer certas coisas, como tirar a pressão e esse evento serviu para acompanhar nossa saúde e nos alertar sobre os perigos de algumas doenças", disse Augusta Dórea, funcionária da SEED.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Educação lança programa voltado para a qualidade de vida dos servidores – Foto: Juarez Silveira/SEED