[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A direção do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) montou um esquema especial de atendimento para mês de junho, durante o período dos festejos juninos, quando cresce significativamente a incidência de queimaduras por fogos de artifício.

A Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do hospital vai duplicar de 14 para 28 o número de leitos para pacientes queimados, utilizando a Ala D como enfermaria, aumentar a equipe de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, disponibilizar dois cirurgiões plásticos para atender à urgência e um exclusivo para a UTQ.

No mês de junho, os casos de queimaduras aumentam até 200%, sendo as mais comuns provocadas por fogos de artifício, alimentos quentes e substâncias inflamáveis como álcool e thinner, usadas para acender fogueiras. Além das queimaduras comuns, o HUSE também registra um aumento no número de casos de traumas de mão, provocados por fogos de artifícios explosivos e de maior potência.

Em junho de 2005, 125 pessoas deram entrada no HUSE com queimaduras. Durante todo o ano de 2006, foram registrados 504 casos de queimaduras, das quais 145 em junho. Desse total, 110 foram casos de pacientes queimados por fogos de artifício. Em comparação ao mês de maio, o aumento no número de queimados chegou a 245%.

Cuidados

De acordo com o cirurgião plástico Reginaldo Lessa, gerente médico da UTQ, é preciso redobrar os cuidados na hora de cozinhar os alimentos, manipular substâncias inflamáveis e soltar fogos de artifícios. "O ideal é que as pessoas não soltem fogos. Sendo inevitável, usar luva protege da queimadura, mas não evita que se tenha um trauma de mão, por exemplo", alerta Lessa. Já na cozinha, a orientação é manter os cabos das panelas para o lado de dentro do fogão, evitando acidentes domésticos e não deixar as crianças no local onde os alimentos estão sendo preparados.

Segundo o gerente da UTQ, além do trauma de mão, em junho há um aumento no número de pessoas queimadas por alimento quentes, devido ao intenso preparo de comidas típicas. "Além disso, temos aumento também de queimaduras por substâncias inflamáveis. Geralmente, as pessoas usam álcool ou tinner para acender fogueiras e isso pode ocasionar uma explosão. Não podemos esquecer dos fogos de artifício, que além de queimar, causam mutilação", alerta o médico.

Campanha

No dia 7 de junho, será lançada durante a Jornada Brasileira de Queimaduras, que acontece de 6 a 9 de junho no Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju, a Campanha de Prevenção de Queimaduras para todo o Estado interior. A campanha é promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras e tem ênfase para os casos de pacientes queimados por fogos de artifícios.

VEJA MAIS NOTÍCIAS E A PROGRAMAÇÃO DAS FESTAS NO SITE ESPECIAL DOS FESTEJOS JUNINOS

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.