[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito Marcelo Déda se reuniu no início desta semana com o secretário de Segurança Pública do Estado, João Guilherme, e com os comandantes militares, Pedro Paulo da Silva (Polícia Militar), Carlos Magno (Corpo de Bombeiros), e com o superintendente da Polícia Civil, Marco Passos. Participaram também da reunião o comandante da Guarda Municipal, Capitão PM Henrique Rocha, e a secretária Municipal de Planejamento, Lúcia Falcon.
O objetivo do encontro foi discutir um Plano de Segurança Municipal que consiste em integrar e articular as ações de segurança pública no município de Aracaju, envolvendo Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal. Esteve também na pauta de discussões a abertura de concurso público para ampliar e capacitar, através de cursos e equipamentos, todo o efetivo da Guarda Municipal.
Na oportunidade, o prefeito Marcelo Déda e os representantes dessa instituição assinaram um documento que foi encaminhado à Secretaria Nacional de Segurança Pública solicitando verbas para que a prefeitura possa qualificar melhor o seu efetivo. “A reunião foi muito positiva na medida em que vai integrar todas as nossas ações de segurança pública. O prefeito Marcelo Déda está de parabéns porque são idéias de colaboração que vão beneficiar a comunidade”, afirmou Pedro Paulo da Silva.
As mudanças de atuação nas Guardas Municipais têm sido tema de discussão constante em todo o país. No mês passado, o capitão Henrique Rocha participou do 12º Congresso Nacional das Guardas Municipais, realizado na cidade de Santo André/SP. Participaram do evento, representantes de 81 municípios de 13 estados brasileiros. Eles discutiram sobre as diversas questões relativas ao funcionamento e atuação das guardas municipais no país.
Como resultado do evento, foi produzido um documento denominado “Carta de Santo André” que foi aprovado em assembléia geral e contém as principais propostas e reivindicações para a melhoria dos serviços prestados à população.
Dentre as reivindicações aprovadas pelos representantes está a sugestão de aumentar a atuação das guardas municipais no serviço de policiamento ostensivo; lutar pelo aumento da verba destinada às guardas municipais no Plano Nacional de Segurança Pública, que atualmente projeta cerca de R$ 12 milhões para todo o Brasil; além da apresentação das novas propostas, surgidas durante a realização do congresso, ao Comitê de Políticas Públicas para as guardas municipais do Ministério da Justiça.
Também faz parte do documento a sugestão para que todas as guardas municipais do país realizem eventos comemorativos saudando o dia 10 de outubro como o dia nacional das Guardas Municipais, além da sugestão do capitão Henrique Rocha junto à Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, para a manutenção do telefone 1532 ou a sua alteração para três dígitos.
Segundo Henrique Rocha, este evento foi de extrema importância para o fortalecimento das guardas municipais enquanto instituições e representa avanços para se alcançar uma maior eficácia no serviço prestado à comunidade.

Ronda Integrada
Na prática, a integração entre estas ações para reforçar a segurança à população já teve o primeiro passo. Após a aquisição de novas viaturas em agosto deste ano, a Guarda Municipal passou a ter melhores condições de mobilizar o seu efetivo e garantir o patrulhamento em diversos logradouros públicos da capital, a exemplo dos terminais do sistema de transporte. A novidade está agradando aos usuários dos ônibus coletivos, que estão se sentindo mais seguros. Das seis viaturas, duas fazem o patrulhamento intensivo dos terminais de ônibus das 6 às 23 horas.
“Neste período, as outras viaturas e o restante do efetivo complementarão o trabalho de ronda ostensiva em vários pontos da cidade, como a área do Centro e o bairro Atalaia. Neste serviço estaremos fiscalizando o patrimônio público da capital e trabalhando em parceria com a Polícia Militar, a quem encaminhamos as ocorrências”, disse o capitão Rocha.
O comandante complementou afirmando que, com o auxílio das novas viaturas, também será dinamizado o serviço de fiscalização e vigilância das 55 escolas da rede municipal, visando inibir a ação de vândalos e casos de violência.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.