[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito Marcelo Déda entregou, na manhã desta sexta-feira, dia 05, dois novos equipamentos para pavimentação asfáltica em Aracaju. A entrega aconteceu em frente à sede da Prefeitura. Estiveram presentes à solenidade o presidente da Emurb – Empresa Municipal de Obras e Urbanismo -, Sérgio Ferrrari, e diversos secretários municipais. Com o objetivo de melhorar sensivelmente a qualidade da malha asfáltica nos diversos bairros da cidade, a PMA investiu R$ 370 mil na aquisição de equipamentos mais sofisticados, entre eles uma Acabadora Cifali, de última geração, capaz de espalhar 200 toneladas/hora de asfalto, e um rolo de pneu. “Esses equipamentos irão duplicar a capacidade operacional da Emurb”, garante o prefeito Déda.
Segundo Sérgio Ferrari, esses investimentos foram possíveis graças à redução de cerca de 20% nos custos das obras contratadas pelo Município. Isso porque desde o início da administração do prefeito Marcelo Déda, a Emurb ampliou a participação das empresas nas licitações, gerando, com isso, uma significativa redução nos preços dos serviços e possibilitando a realização de novos investimentos com essa economia que no primeiro semestre do ano chegou a cerca de R$ 500 mil. “A partir da próxima semana, estamos com duas frentes de trabalho para agilizar os serviços de recapeamento asfáltico. Nossa tendência é cada vez mais dotar a Emurb de novos equipamentos com tecnologia mais avançada para que possamos fazer um trabalho de recuperação de asfalto mais duradoura”, diz.
O prefeito Marcelo Déda destacou a importância que a Emurb desempenha na prefeitura. “Desde o início da administração assumimos o compromisso de que a Emurb voltaria a ter o papel e o prestígio que teve quando foi fundada. Ela evoluiu para ser a grande operadora de obras e de infra-estrutura urbana da cidade. Na prática, a Empresa vai se tornar o grande marco operativo da Prefeitura de Aracaju”, diz.
Período chuvoso
Déda lembrou também que a prefeitura foi alvo de muitas críticas, durante o período de chuva, porque os motoristas reclamavam da quantidade de buracos nas ruas. “Eu reforçava nas rádios que só iríamos tentar fazer um serviço definitivo nas principais vias quando a chuva passasse. Gastaríamos duas vezes em um serviço que não duraria muito”, relembrou.
Segundo dados da Codise – Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe –, somente no mês de junho choveu 60% a mais em Aracaju, que o mesmo período no ano passado. E i, naturalmente, inviabilizava o trabalho de pavimentação e terraplanagem de ruas e avenidas.
“Podemos afirmar que as chuvas são o inimigo número um da Emurb, pois inviabilizaram todo o trabalho de recuperação da malha viária, além de obras como terraplanagem, drenagem e desentupimento de galerias”, explica o diretor de Obras e Operações, Gilson Ramos. O serviço de recapeamento asfáltico é o mais prejudicado. De acordo com ele, o asfalto é colocado a uma temperatura de 160 graus, “mas se o material for depositado em uma camada úmida compromete a qualidade do serviço”.
Gilson Ramos disse que em dia chuvoso só sai para a rua a equipe da operação tapa-buracos, que não pode parar. Uma das principais obras executadas pela prefeitura e que atrasou, devido às chuvas, foi a da avenida Tancredo Neves.
Embora seja uma solução paliativa, a prefeitura intensificou a operação tapa-buracos no período chuvoso. A empresa realiza a recuperação de 20 ruas, em média, semanalmente. Mais de 3.670 m² são gastos para recuperar estas vias, o que representa algo em torno de 230 toneladas de material utilizado na operação produzido na usina de asfalto da Emurb.
Durante a solenidade, o prefeito Marcelo Déda ressaltou também a forma transparente e democrática que a Emurb vem realizando os contratos com as empresas. “A lei determina que a prefeitura abra concorrência com pelo menos três empresas para realização de serviços e obras. Hoje conseguimos abrir licitações com cinco empresas, o que vem estimulando a concorrência e barateando os custos das obras”, salientou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.