[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Agrário vai realizar de terça à quarta-feira da próxima semana, dias 6, 7 e 8 de março, uma oficina sobre produção de sementes. A abertura será no auditório do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro), às 9h desta terça-feira, e será feita pelo secretário de Agricultura, Paulo Viana, e pelo presidente do Deagro, Jeferson Feitoza de Carvalho.

O objetivo da oficina é promover a racionalização sobre produção e uso das sementes na agricultura familiar. O evento será itinerante e vai acontecer na capital e no interior do Estado. A Embrapa é parceira do Governo do Estado no projeto.

Na terça-feira, serão realizadas palestras durante todo o dia. Pela manhã ocorrerão as palestras "O Projeto, Objetivos e Estratégia Operacional", do pesquisador Alberto Santana, da Embrapa/SNT, "Experiência da Embrapa/SNT em Petrolina e Sergipe – Formas e Possibilidades de Apoio Técnico", do pesquisador Lázaro Paiva, da Embrapa/SNT/Petrolina, "Sementes no Âmbito da Agricultura Familiar – Tecnologias de Produção e Importância para o Pequeno Agricultor" e "Proposta do Programa Estadual de produção de Sementes", do assessor da presidência do Deagro, Jodemir Freitas.

Durante a tarde, sob a coordenação de Lázaro Paiva e do pesquisador Hélio Wilson, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, será apresentado um painel sobre planejamento participativo, evolvendo a discussão sobre alternativas e definição das espécies e formas de cultivo. Serão abordados diversos temas, como a fundação dos campos de sementes, o tamanho dos campos em cada comunidade e estimativas de custos e estratégias de distribuição das sementes produzidas. 

Interior

Na quarta-feira, a oficina será realizada na sede da Unidade Regional do Deagro em Lagarto, a partir das 9h, com uma reunião com os produtores de Simão Dias, Lagarto e do Assentamento Santa Maria das Lages, de PoçoVerde. Serão apresentados os planos de trabalho e será feita uma visita técnica à comunidade Olhos D’Água para reconhecimento e definição do futuro campo de sementes. A partir das 14h, acontece a segunda visita técnica, desta vez aos municípios de Simão Dias e Poço Verde.

Na quinta-feira, na Sede da AABB em Ribeirópolis, será realizada, pela manhã, uma reunião com os produtores locais e de Nossa Senhora Aparecida e de Carira, para uma discussão do plano de trabalho. Depois, será feita uma vista às comunidades para reconhecimento e definição do local dos futuros campos de sementes. Durante a tarde acontecerá uma reunião de avaliação e encaminhamentos do trabalho.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.