[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Viabilizar meios eficazes para o atendimento da criança e do adolescente em situação de risco, vulnerabilidade social e em trajetória de rua. Este é o principal papel do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que, pensando nisso, criou o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA), direcionando seus recursos captados a partir de doações feitas por cidadãos para organizações não governamentais (ONG´s) que desenvolvem projetos e políticas públicas em benefício de crianças e adolescentes, que têm seus direitos violados.

Toda organização não governamental pode receber o benefício do FMDCA. Basta apenas ser cadastrada no CMDCA, formatar projetos sociais e inscrevê-los no Prêmio ´Tributo a Cidadania´, realizado pelo CMDCA e integral apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc). O prêmio acontece uma vez por ano, elegendo os melhores projetos sociais apresentados por instituições não governamentais. Este ano, 15 trabalhos foram inscritos, dos quais oito foram contemplados com o Prêmio e receberam do FMDCA R$ 15 mil cada uma, para a execução dos projetos.

Neste ano, o Lar Fabiano de Cristo – Unidade de Promoção Integral (UPI) Basílio Peralva, localizado no bairro Getúlio Vargas, foi uma das instituições beneficiadas com os recursos do FMDCA. O projeto apresentado pela instituição foi ‘Conquistando a Cidadania’, criado com o objetivo de atender 150 crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 16 anos. Com os recursos oriundos do FMDCA, foi possível realizar oficinas criativas, tendo como foco a música, a leitura e o esporte, com ações realizadas com o intuito de instigar o sentimento de cidadania entre os beneficiados com o projeto para proporcionar um melhor desenvolvimento social à população alvo.

O Lar Fabiano de Cristo realiza trabalhos de proteção social básica e de promoção integral das famílias, com atendimento destinado ao grupo familiar em situação de extrema vulnerabilidade social. "É muito importante o recurso do CMDCA porque, além de ser um recurso a mais que recebemos, como entidade filantrópica, é uma oportunidade que o CMDCA nos dá para a ampliação das nossas atividades", comenta a assistente social da instituição Candice Moraes Lisboa. "Além disso, quando o Conselho nos dá o benefício, temos maior visibilidade e respaldo para o nosso trabalho, que é tão sério com famílias de extrema pobreza", completa.

Exemplo

Em Aracaju, o Lar Fabiano de Cristo Unidade de Promoção Integral Basílio Peralva foi fundado em 1968. Desde então, famílias são beneficiadas com o atendimento de profissionais capacitados. Atualmente, 116 famílias são atendidas na instituição, que contempla 303 crianças e 44 adolescentes. Na entidade, o público alvo recebe aulas de reforço escolar e participa de oficinas lúdicas e profissionalizantes. A supervisora do Lar Fabiano de Cristo em Aracaju, Ofelina Cardoso de Andrade, não esconde a emoção ao relatar a importância do trabalho social realizado pela instituição. "O trabalho é árduo, mas somos recompensados em cada sorriso de gratidão que recebemos pelo trabalho executado", resumiu.

Para as crianças e os adolescentes que recebem atendimento no Lar Fabiano de Cristo, a instituição tornou-se uma porta para um futuro melhor. "Antes de entrar na instituição eu não tinha o que fazer: ficava em casa ou na rua sem fazer nada de útil, mas agora que estou aqui tenho todo meu tempo preenchido com atividades muito boas", conta Wirla Cristina da Silva Santos, 14. "Eu era uma menina muito mal-educada e agressiva e aqui aprendi a ser mais calma. Além disso, aprendi artesanato e muitas coisas. Meu comportamento em casa melhorou muito também. Eu sou muito feliz aqui no Lar e vale a pena participar", destaca a jovem.

Maria Wesllane Soares, 14, também destacou sua trajetória antes de ser inserida no Lar. "Antes eu não conhecia nada e aqui as tias me ensinaram coisas boas. Eu era mal-educada e hoje me acho uma menina melhor: tenho aula de bijuteria, de pintura e muito mais. Eu aconselho qualquer criança a participar das atividades aqui também, porque, com certeza, tem muita criança na rua que precisa mais do que eu", observou.

Para Katy Daiane da Silva Santos, 17, o Lar Fabiano de Cristo, além de trazer aprendizado para sua vida, representa também uma oportunidade de crescimento profissional. "Estou no Lar há seis anos e, quando não ocupava o tempo com as atividades da instituição, eu ficava só na rua e não queria saber dos meus estudos. Só aqui comecei a dar importância e assim minha vida mudou muito", conta a jovem. "Hoje o Lar, além de me ensinar muitas coisas, me ajuda a criar minha filhinha de apenas um ano com o que aprendo aqui nas aulas profissionalizantes. Agora, eu comecei a vender peças que eu mesma confeccionei e, assim, eu já tenho renda para criar minha filha", revela.

Já para Scarlaty Poliane Silva Santos, 15, que também está na instituição há seis anos, participar das atividades oferecidas pelo Lar Fabiano de Cristo tem lhe proporcionado muitas alegrias. "Eu passava o tempo todo só fazendo tarefas domésticas e cuidando de minhas sobrinhas. Só aqui tive oportunidade de conhecer pessoas e coisas novas. Aqui eu aprendo artesanato, bijuteria e participo de um animado grupo de jovens. Sou muito feliz por está aqui", ressalta.

Fundo Municipal da Criança e do Adolescente

Qualquer cidadão poderá contribuir com instituições do porte do Lar Fabiano de Cristo que, com seriedade, desenvolvem políticas públicas de atendimento para semear cidadania entre crianças e adolescentes. Basta substituir o gesto de dar esmolas por doações efetivas aplicando recursos no FMDCA, um Fundo gerido por representantes da sociedade civil organizada e do poder público, cujos recursos são anualmente destinados a instituições que apresentarem os melhores projetos para atender crianças e adolescentes na capital.

Confira o número das respectivas contas correntes do FMDCA:

Banese
Agência: 011 / Conta Corrente: 300.046-5

Banco do Brasil
Agência: 3611-0 / Conta Corrente: 99864-8

Caixa Econômica Federal
Agência: 059 / Conta Corrente: 20-6 / Operação 006

Não dê esmola

Fomentar o FMDCA e coibir a permanência de crianças e adolescentes nas ruas da cidade é um dos objetivos da Campanha `Não Dê Esmola, Dê Cidadania´, coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que conta com parceiros, a exemplo da Prefeitura de Aracaju, Poder Judiciário e Conselho Tutelar.

Substituindo o gesto de dar esmolas, os contribuintes do Imposto de Renda também recebem benefícios quando aplicam recursos no FMDCA. Para tanto, as doações precisam ser feitas até o último dia útil deste mês. Pessoas jurídicas são beneficiadas com descontos de até 6%, enquanto pessoas jurídicas têm descontos de até 1% do IR.

Conheça as Entidades contempladas com o FMDCA:

Em 2006:

Apae: realiza trabalhos de reabilitação das pessoas portadoras de necessidades especiais e capacitação para inclusão no primeiro emprego.

Lar Infantil Cristo Redentor: abrigo para meninas em situação vulnerável, como exploração de mão-de-obra infantil, sexual e violência doméstica.

Lar Fabiano de Cristo: presta atendimento a crianças e adolescentes, que permanecem no local o dia todo realizando atividades lúdicas e pedagógicas.

Em 2007:

Instituto Pedagógico e Apoio à Educação de Surdos em Sergipe (Ipaese), que trabalha com a inclusão de portadores de deficiência auditiva.

Associação Sergipana de Equoterapia (ASE), que desenvolve a prática de hipismo adaptado para jovens especiais.

Associação de Moradores e Amigos Nova Brasília (AMANB), com um projeto de informatização voltado para crianças e adolescentes, além de atividades filantrópicas e profissionalizantes.

Lar Fabiano de Cristo, que presta atendimento a crianças e adolescentes, com atividades lúdicas e pedagógicas.

Serviço de Assistência e Movimento de Educação (Same), que conta com asilo para idosos, pré-escola para crianças carentes e programa de inclusão produtiva para adolescentes, entre outros trabalhos.

Lar Infantil Cristo Redentor, que oferece um abrigo para meninas em situação vulnerável, como vítimas de exploração de mão-de-obra infantil e violência doméstica.

Lar Infantil Nossa Senhora Santana (Lar de Zizi), que acolhe jovens e adolescentes carentes entre 3 e 6 anos de idade, em regime de internato.

Casa Santa Zita, que oferece assistência social, educacional e cultural a crianças e adolescentes carentes do sexo feminino.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.