[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]
Alunos do curso de violão.
Foto: Abmael Eduardo
Sede da Escola Municipal de Artes.
Foto: Abmael Eduardo

Educar para a arte. É com este objetivo que a Funcaju – Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes – mantém em funcionamento há quase 20 anos a Emart – Escola Municipal de Artes.

Conhecida como “A Oficina de Sopro e Cordas” no ano de seu fundamento, 1984, a Emart atende hoje a cerca de 400 alunos a partir dos nove anos de idade de todos os bairros de Aracaju e de cidades do interior do Estado, disponibilizando cursos em duas áreas artísticas: música e artes cênicas.
Sede da Escola Municipal de Artes – Foto: Abmael Eduardo

A escola funciona nos três turnos e oferece uma variedade de opções acessíveis a todos aqueles interessados em descobrir seus talentos.

De acordo com o chefe da Divisão de Música da Emart, José Eugênio dos Santos, vários alunos formados pela escola seguiram a carreira musical com sucesso. “Ex-colegas meus estudaram aqui e hoje estão trabalhando no Paraná. Um deles é professor da Universidade de Música de Londrina e o outro é contra-baixista da orquestra local”, disse satisfeito.

Quais os instrumentos que posso aprender a tocar?

A Divisão de Música proporciona um aprofundamento técnico na arte de tocar instrumentos, despertando a curiosidade dos alunos e aprimorando seu conhecimento musical.

Este setor mantém grupos como o “Coral Emart”, sob a regência da Profª Maria da Cruz, e o “Grupo de Metais”, sob a regência do Profº Valdeliro Santos. Paralelamente, grupos musicais são formados pelos próprios alunos como resultado das aulas práticas em conjunto.

Na Emart os alunos podem aprender a tocar sete tipos diferentes de instrumentos musicais: violão, violino, flauta doce, contrabaixo, percussão, sax e clarinete. Além disso ainda são oferecidas aulas de teoria musical, harmonia e improvisação.

E quais as atividades da Divisão de Artes Cênicas?

Os novos atores e atrizes participantes da Divisão de Artes Cênicas da Emart participam de diversas oficinas para entrarem cada vez mais no mundo do teatro, do cinema e da televisão.

No curso eles aprendem técnicas de expressão corporal, impostação de voz e interpretação. O reconhecimento de todo o esforço vem com as apresentações realizadas constantemente em escolas, comunidades, asilos e logradouros públicos.

Como posso me inscrever em um dos cursos?

As matrículas estão abertas sempre nos meses de julho e janeiro e os alunos têm aula duas vezes por semana, exceto os de violão popular, que começam com uma aula por semana e quando se aperfeiçoam passam a ter duas.

Para se matricular, o aluno deve pagar uma taxa semestral de R$ 20. Funcionários municipais e pessoas comprovadamente carentes são isentas da cobrança.

Os interessados devem levar uma foto 3×4 e uma cópia da carteira de identidade. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável.

As atividades acontecem apenas na Emart?

Não. O trabalho dos professores ultrapassa as fronteiras da escola e vai até a comunidade. Alguns exemplos disso são os projetos “Pano de Circo” e “Radiografia”.

O projeto “Pano de Circo” tem como objetivo viabilizar trabalhos de teatro, dança e música nas comunidades carentes e vem sendo executado com grande sucesso desde 2002.

A primeira experiência foi feita com a comunidade do bairro Siqueira Campos, em parceria com a Pastoral da Igreja Nossa Senhora de Lourdes. As atividades são uma extensão dos trabalhos realizados pelas escolas, num intercâmbio entre a entidade e as associações de moradores que procuram a Escola Municipal de Artes para realizar trabalhos artístico-culturais.

Com a parceria, a comunidade é responsável pela estrutura física e a Escola de Artes, pelo instrutor. O projeto tem uma carga horária de 60 horas.

Já o projeto “Radiografia” tem como meta divulgar as ações da Emart junto à população para derrubar o mito de que aprender a tocar algum instrumento musical, ter aulas de dança ou teatro seja algo complicado ou inacessível.

As atividades acontecem em aulas públicas nas escolas e comunidades de toda a capital e são realizadas nos três turnos. Os estudantes, além de ter acesso ao que é ensinado na Escola de Artes, também podem interagir com os professores e alunos através de dinâmicas de grupo.

Contatos da Emart
Endereço: Avenida Pedro Paes de Azevedo, 761, bairro Grageru
Telefone: (79) 3179-1550

Equipe:

– Maestro José Carlos (Muskito)
Diretor Geral

Divisão de Música

– Eugênio Enéas
Chefe da Divisão

Professores

– Eliana Argollo
– Emmanuel Vasconcelos
– Emanuel Jorge
– Marcos Mancada
– Maria das Graças
– José Carlos (Muskito)
– Valdeliro Santos
– Álvaro Araújo
– Edson Sá

Divisão de Artes Cênicas

– Dinha Barreto
Chefe da Divisão

Professores

– Francisco Santana (bailarino)
– Cleanes Silva (bailarina)
– Tetê Nahas (atriz)[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.