[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]
Sede do Centro de Convivência, no
bairro Industrial.
Foto: Abmael Eduardo
Turma do curso de bijuteria
Foto: Abmael Eduardo
Alunos do curso de violão
Foto: Abmael Eduardo
Hall de entrada e recepção do Centro
Foto: Abmael Eduardo

Os adolescentes entre 10 e 19 anos têm, em Aracaju, um espaço garantido para discutir sobre temas de seu interesse e desenvolver atividades artísticas e culturais fora da sala de aula. Trata-se do Centro de Convivência do Adolescente, criado pela Associação Sergipana de Adolescência e mantido em parceria com o Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância –, a SMS – Secretaria Municipal de Saúde –, e a Seed – Secretaria Estadual de Educação.

O Centro está em funcionamento desde o dia 31 de maio de 2002 e atende atualmente a 389 jovens da capital e do interior do Estado. Entretanto, a grande maioria dos adolescentes reside em Aracaju, nos bairros Industrial, Lamarão, Coqueiral, 18 do Forte e Cidade Nova.

No horário oposto ao da escola, os adolescentes participam de grupos de orientação educacional sobre temas como sexualidade, violência urbana e doméstica, drogas, convívio familiar, mercado de trabalho e projetos de vida.

Eles aprendem ainda sobre seus direitos através do estudo do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. A Secretaria Municipal de Saúde oferece suporte médico, com clínica geral e encaminhamento para especialistas, e atendimentos psicológico e psicanalítico.

A garotada também desenvolve atividades artísticas e manuais com as oficinas de arte e criatividade. Os cursos têm duração média de dois meses e são realizados nas áreas de dança, capoeira, bijuteria, confecção de velas, frutas em cera e biscuit, dentre outros.

Uma vez por ano um grupo de trinta adolescentes é treinado para tornar-se Adolescentes Promotores de Saúde. Esta iniciativa faz com que as idéias discutidas no projeto sejam disseminadas nas escolas e nos bairros em que os jovens moram, alcançando um número cada vez maior de pessoas.

Mas os alunos não são os únicos a participar de oficinas de capacitação. Os educadores que trabalham no Centro também passam constantemente por cursos de reciclagem e atualização de conhecimentos, sempre visando aperfeiçoar a metodologia de trabalho e oferecer o que há de mais moderno e atual aos adolescentes.

Quais os principais objetivos do Centro?

– Diminuir todos os fatores de risco a que estão sujeitos os adolescentes através de ações educativas e de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, violência, abuso sexual, prostituição e uso de drogas;

– Facilitar e fortalecer o acesso e ligação dos jovens à cultura e aos movimentos culturais, valorizando sua expressão artística e desenvolvendo sua consciência crítica;

– Estimular o surgimento de lideranças entre os jovens e facilitar a comunicação e divulgação de informações de interesse deles através de jornais, boletins, murais escolares e comunitários e da internet.

Contatos do Centro de Convivência do Adolescente

– Dra. Ana Lúcia Rodrigues Passos
Coordenadora geral

– Taís Souza Aragão Nunes
Diretora

Endereço: Anexo ao Colégio Ministro Geraldo Barreto Sobrasl (Caic do
bairro Industrial). Avenida Reis Lima, 118, bairro Industrial.

Telefone: (79) 3179-2432
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.