Edvaldo Nogueira participa da procissão de Nossa Senhora da Conceição ao lado de Déda
O prefeito Edvaldo Nogueira participou na tarde de hoje, sábado, da tradicional procissão de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira de Aracaju e do Estado de Sergipe. Cerca de dois mil fiéis saíram da Catedral Metropolitana, na praça Olímpio Campos, empunhando bandeiras brancas da paz, cantando e rezando pelas ruas do Centro da cidade, em homenagem a uma das santas mais amadas do Brasil.
"Hoje é um dia especial para o aracajuano agradecer as bênçãos alcançadas durante o ano e pedir paz, amor, prosperidade e felicidade. Estamos todos aqui para renovar as energias e pedir que Aracaju seja uma cidade cada vez melhor de se viver", afirmou Edvaldo Nogueira, ao lembrar que Nossa Senhora da Conceição tem um simbolismo especial no sincretismo brasileiro por ser a Santa de todos, dos católicos aos adeptos das religiões de origem africana.
Para o governador Marcelo Déda essa é uma das mais belas tradições da capital. "O dia 8 de dezembro é tão bonito e tão forte para a nossa cultura popular que nessa data se unem as tradições católicas e as tradições herdadas da senzala, dando origem às religiões afro-brasileiras. Feliz a cidade e o Estado capazes de unir religiões distintas para agradecer a Deus pela felicidade de estarmos vivos; pedir proteção e cada vez mais graças para que o povo sergipano siga no caminho da prosperidade", declarou.
Ao final da procissão foi realizada uma missa em praça pública, seguida dos rituais de homilia e benção executados pelo bispo auxiliar de Salvador (BA), o sergipano Dom George e pelo padre Jerônimo. Em seguida ocorreu o ato de iluminação das luzes natalinas da cidade, organizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), que montou um lindo presépio nas imediações da praça Fausto Cardoso. A catedral ganhou um brilho especial e encheu o Centro da cidade do encanto e da beleza típicos do Natal.
Comemorações
As comemorações alusivas ao dia dedicado à Nossa Senhora da Conceição começaram às 6h30 deste sábado para os católicos, com o Ofício de Nossa Senhora. Logo após houve missa dos devotos na Catedral Metropolitana de Aracaju e, às 9h30, missa solene celebrada pelo arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa.
Para os praticantes do Candomblé, religião na qual Nossa Senhora da Conceição é o orixá Oxum, as homenagens foram iniciadas mais cedo, às 5 horas, na colina do Santo Antônio para a alvorada festiva e, em seguida, o toque de xirê aos orixás. No final da manhã ocorreu o cortejo e a tradicional lavagem das escadarias da Catedral. A programação do Candomblé segue até à noite com a entrega dos presentes à homenageada na praia de Atalaia e desfile de grupos de afoxé.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]