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O viaduto Jornalista Carvalho Déda, localizado no Distrito Industrial de Aracaju (DIA), começou a receber na manhã de hoje, quinta-feira, a última etapa da concretagem, correspondente à alça de interligação ao lado do terreno da Codise. Segundo o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Valmor Barbosa, o trabalho deve prosseguir até a madrugada.

O concreto é composto por cimento, brita e areia, trazido de uma usina. "O produto é comprado pronto e transportado em caminhão. Quando chega à obra, é repassado para uma bomba e depois colocado no local a que se destina", explica Valmor. Todo esse cuidado é porque o concreto precisa possuir uma determinada resistência, definida em projeto, e esse controle só é possível através de ensaio realizado em laboratório. Em cada etapa de concretagem, o concreto é espalhado sobre a estrutura de aço. Ele é lançado sobre esse molde, envolvendo o esqueleto de vigas metálicas entrelaçadas, que dá sustentação à obra.

Cerca de 250 operários estão trabalhando na obra, das 7 às 17 horas. No sábado, embora seja feriado, todos vão permanecer na construção. "Continuamos dentro do cronograma e estamos em ritmo acelerado, trabalhando com uma frente mais ampla. Tudo para que o prazo seja cumprido", afirma o presidente.

As frentes de trabalhadores não estão apenas fazendo a última concretagem. Também permanecem nas outras alças de acesso; reforço do solo nas rampas ao longo da avenida Tancredo Neves, no muro de contenção e no trecho central; além do assentamento dos blocos do parâmetro de alças para a execução da rampa em solo reforçado. Também segue em execução a fixação dos tubos horizontais que fazem o acabamento do guarda-corpo, assim como a execução da pintura definitiva dos mesmos.

"Outras frentes estão regularizando os canteiros para a parte do paisagismo e drenagem. A empresa de energia está fazendo o último remanejamento de rede que será subterrânea, colocando os canos para a distribuição da rede elétrica e a empresa de telefonia está concluindo o cabeamento", afirma Valmor.

Quando estiver pronto, o viaduto vai desafogar o trânsito e minimizar os engarrafamentos no DIA, especialmente em horários de pico, quando cerca de 90 carros passam a cada minuto pelo local. O viaduto possui 347,50 m, uma altura máxima no vão central de 6,50 metros e as pistas terão 7 metros, enquanto a ciclovia contará com 3,05 metros de extensão.

 

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