Edvaldo Nogueira participa da abertura do 6º Encontro Pedagógico e Cultural da Rede Municipal de Ensino
Compartilhar experiências que deram certo para multiplicar resultados positivos. Com essa idéia, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está realizando o 6º Encontro Pedagógico e Cultural da Rede Municipal de Ensino. O evento, que acontece até amanhã no auditório do Sest/Senat, foi aberto hoje pelo prefeito Edvaldo Nogueira e pela secretária de Educação, Tereza Cristina.
Vinte e duas escolas estão participando desta edição. Cada uma montou um estande onde estão sendo expostos projetos pedagógicos exitosos executados este ano. É o caso dos projetos ´Conhecendo Sergipe´, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laonte Gama, ´Preto no Branco´, de combate ao racismo, da Emef Letícia Soares, ´Sementinha´, da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dom Hélder Câmara, entre tantos outros de incentivo à leitura, conscientização ambiental, valorização do folclore e de elementos da cultura regional, iniciação musical etc.
"Essas escolas estão mostrando que encontraram métodos pedagógicos criativos e eficazes para facilitar a aprendizagem. Os projetos expostos aqui tornam mais divertida e prazerosa a assimilação de certos conteúdos, que de outra forma seriam difíceis para os alunos. Tudo isso contribui enormemente para a concretização do ideal da Campanha ´Pelo Direito de Aprender´, lançada pela Prefeitura justamente para melhorar a qualidade do ensino público na nossa capital", destacou Edvaldo Nogueira, depois de visitar os estandes, conversar com professores e agradecer o empenho de cada um.
Segundo a secretária municipal de Educação, um dos principais objetivos do Encontro, além da troca de experiências, é a valorização do trabalho docente. "Já estamos na sexta edição do evento, o que prova que essa idéia veio para ficar. E a gente observa que a cada ano aumenta o número de escolas e professores interessados em participar. É importante lembrar que a campanha ´Pelo Direito de Aprender´ é feita de ações novas e também antigas que deram certo e se solidificaram na rede municipal, a exemplo desse Encontro Pedagógico", ressaltou Tereza Cristina.
Para participar do evento, as escolas inscrevem projetos coletivos, extensivos a todos os alunos de determinada unidade de ensino, ou individuais, desenvolvidos por professores em turmas específicas. Uma comissão faz o julgamento dos trabalhos e os selecionados são expostos em estandes ou através de comunicação oral, de uma forma mais acadêmica. A programação inclui também palestras e apresentações culturais, o que permite a integração entre escolas, professores, coordenadores e alunos.
Publicação
Durante a abertura do Encontro, houve o lançamento dos anais do 5º Encontro, com a entrega simbólica dos primeiros exemplares a professoras da rede municipal. A publicação reúne e sistematiza os trabalhos apresentados durante a edição anterior do evento, contribuindo para o aperfeiçoamento dos educadores. Segundo Tereza Cristina, os anais do Encontro deste ano serão lançados em 2008, na abertura da próxima edição.
"Tenho levados os anais de anos anteriores para todo lugar que tenho ido. E o pessoal fica encantado com essa iniciativa. A Prefeitura de Guarulhos, por exemplo, disse que vai implantar a idéia. Em Santos, a Secretaria de Educação também ficou impressionada com os resultados que estamos obtendo aqui em Aracaju. Realmente é uma iniciativa muito importante no sentido de valorizar o trabalho docente e melhorar a qualidade de ensino", contou a secretária.
Capacitação
Para a professora Ângela Garcez, da Emef Nunes Mendonça, muitos projetos são elaborados a partir de cursos de capacitação oferecidos pela Semed. "As oficinas que a Secretaria prepara ajudam muito e abrem caminhos para a gente. Eu mesma já participei de oficinas de bonecos e contadores de história. Os resultados são maravilhosos e precisam ser compartilhados", observou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]