Prefeitura promove debate sobre Dia da Consciência Negra por meio da Biblioteca Clodomir Silva
Para não chocar com as programações que acontecem nesta terça-feira, a Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), promove amanhã, dia 21, a partir das 19h30, palestras sobre a condição do negro na sociedade com professores especializados no tema. O debate será coordenado por Andrey Roosewelt Chagas Lemos, militante do movimento social negro de Sergipe.
A diretora da biblioteca, Zélia Trindade, comentou sobre a importância de promover as palestras. “A Clodomir Silva é um espaço dinâmico que oferece aos seus usuários informação além dos livros. Por isso, preparamos uma programação com palestras abertas ao público, enfocando uma reflexão sobre a condição do negro na sociedade”, disse.
Zélia também fez questão de ressaltar que o Dia da Consciência Negra foi instituído pelo Governo Federal e faz parte do calendário escolar. “A lei n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003, altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências, entre elas a inclusão do Artigo 79 – B, instituindo o Dia Nacional da Consciência Negra”, explica.
Programação
– ´Da Sujeição ao Sujeito´- reflexões sobre a história do negro em Sergipe, com a Prof. Dra. Sharyse Piroupo do Amaral, bacharel e mestre em história social pela UNICAMP e Doutora em história social do Brasil pela UFBA, Chefe da Divisão de Digitalização do Arquivo Judiciário de Sergipe.
– ´Consciência Negra: A origem da data e seu significado histórico´, com o Prof. Dr. Petrônio Domingues, doutor em História pela USP e Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe.
As palestras acontecem no auditório da Biblioteca Municipal Clodomir Silva, que está localizada na Rua Santa Catarina, 314, Bairro Siqueira Campos. Informações: 3179-3742 / 3179-3743.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]