[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As grandes obras da construção civil, como pontes, túneis e edifícios, passam por muitas etapas distintas e uma das mais importantes é a da concretagem. Esta fase do Viaduto Jornalista Carvalho Déda, que está sendo erguido pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), chegou a 90% na madrugada de hoje, terça-feira, com a conclusão de sua antepenúltima etapa de concreto.

Segundo o presidente da Emurb, engenheiro Valmor Barbosa Bezerra, a concretagem é o momento em que se espalha o cimento sobre a estrutura de aço feita pelos operários. Ele explica que o concreto é lançado sobre esse molde, envolvendo o esqueleto de vigas metálicas entrelaçadas, que dá sustentação à obra. O processo é demorado e compreende a secagem do material.

“Toda a parte de concreto da obra deverá estar pronta até o final de dezembro, já que o ritmo está dentro do cronograma. Para isso, 250 pessoas estão envolvidas diretamente na construção, trabalhando em diversas frentes de serviço simultâneas, de segunda a sábado, das 7 às 17 horas”, garante Valmor, lembrando que as próximas fases serão a urbanização, a iluminação e a pavimentação de toda a área.

Paralelamente à concretagem, estão sendo feitas as ligações de quatro das seis alças de ligação com o vão principal do viaduto. Esses acessos em solo reforçado irão unir a parte elevada do viaduto diretamente aos dois trechos da avenida Tancredo Neves, e através de alças curvas, às avenida Adélia Franco e Heráclito Rolemberg, vias que se encontrarão sob o viaduto e que já recebem o asfalto definitivo e até meios fios.

“Já iniciamos a ligação com a alça principal pelo lado leste da Tancredo Neves, e com as auxiliares, que ficam próximas ao supermercado Extra, ao teatro Tobias Barreto e ao terreno da Igreja Universal. Num segundo momento, faremos a ligação principal com o trecho oeste e com a alça auxiliar que margeia o perímetro da Codise”, detalha o engenheiro Diogo Martins, da construtora Celi, contratada para executar a obra.

Quando estiver pronto, o viaduto vai desafogar o trânsito e minimizar os engarrafamentos no DIA, especialmente em horários de pico, quando cerca de 90 carros passam a cada minuto pelo local. O viaduto possui 347,50 m, uma altura máxima no vão central de 6,50 metros e as pistas terão 7 metros, já a ciclovia conta com 3,05 metros.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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