[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]É grande a procura pelo curso gratuito de `História, Análise e Crítica Audiovisual´, que está sendo oferecido pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV). Já são cerca de 150 inscritos para as 25 vagas do curso, que tem como objetivo formar e capacitar novos realizadores em audiovisual.

“A gente já está com esse número de inscrições, antes mesmo de concluir a divulgação. Temos recebido inclusive e-mails de outros Estados, de pessoas perguntando se tem como participar. Um curso como esse, com os profissionais que a gente utiliza, teria uma mensalidade de no mínimo R$ 1 mil em outros locais”, afirmou a diretora pedagógica do Núcleo, Gabriela Caldas.

Ela conta que o curso, que está na segunda turma, tem hoje um atrativo a mais. “Com a chegada da TV digital, com a convergência de mídias, vai haver um espaço maior para a produção audiovisual. Com isso, a gente tem que estar preparado, porque há uma tendência em descentralizar a produção de conteúdo, que antes vinha do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte. Com todas essas mudanças, há um fortalecimento da produção em outros Estados brasileiros”, apontou a coordenadora.

O público-alvo do curso é formado por pessoas que tenham concluído o ensino médio. “A pessoa deve ter vontade de aprender essas novas linguagens, de fazer uma obra audiovisual, de conhecer a história do cinema, de aprender a lidar com os equipamentos. Não só interesse, mas também disponibilidade e comprometimento, porque são quarto módulos, todas as noites, das 18h30 às 22h30, e poucas vagas. Então a gente quer que quem entre realmente tenha esse compromisso de ir até o fim, para não tirar a vaga de outra pessoa”, ressaltou Gabriela Caldas.

As inscrições estão sendo realizadas até o próximo dia 21, no site da Prefeitura de Aracaju (www.aracaju.se.gov.br), e a seleção será feita em duas fases. A primeira levará em conta as respostas da ficha de inscrição. “A partir do desempenho dessas pessoas em responder as perguntas, você vê que ela revela um olho cinematográfico, que a pessoa realmente consegue descrever com palavras o que ela quer demonstrar em imagem. Então eu aconselho as pessoas a não responderem de qualquer jeito, a pensar bem, a ter critérios nas suas respostas, porque isso vai contar muito”, orienta a coordenadora. A partir da pré-seleção das fichas, haverá a segunda e última fase que será a entrevista.

Resultados positivos

Gabriela Caldas analisa como fundamentais iniciativas como a do NPDOV no cenário audiovisual. “O projeto do Núcleo é muito importante, justamente porque visa fortalecer a nossa produção audiovisual. Essa busca de formar novos realizadores, seja nos cursos, nas oficinas, na cessão de equipamentos é de extrema importância”, afirmou.

Ela avalia também como positivos os resultados já alcançados pelo NPDOV em seu primeiro ano. “Eu acho que o resultado pelo burburinho de realização que está tendo na cidade após o primeiro ano do núcleo é favorável. Agente conseguiu apoiar várias produções na cidade, umas três obras independentes, fora o edital, e quando eu falo em apoiar é que a gente cede equipamentos, empresta câmera ou equipamentos de luz e isso é importante, porque ou você tinha apoio de empresas de publicidade ou você tinha que alugar e esses equipamentos são caríssimos. A gente cede esses equipamentos de acordo com a viabilidade do projeto apresentado e isso por si só já é um grande avanço no cenário, tornando muito possível você realizar uma obra audiovisual”, aponta.

Ela acredita que no próximo Festival Luso-Brasileiro de Curtas Metragens de Sergipe (Curta-SE) os resultados poderão ser ainda mais visíveis. “O grande diferencial vai ser no próximo Curta-SE. A produção vai aumentar, vai ter mais sergipanos concorrendo e a gente vai ver que houve uma mudança substancial no mercado”, aposta.

Confira abaixo a programação de cada disciplina do 1º módulo do curso:

1. História do Cinema I

Carga Horária: 20 horas (5 dias, 4 horas cada dia)
Data: 7 a 11 de janeiro
Horário: 18h30 às 22h30
Professor: Caio Amado (SE)
Ementa: A pré-história do cinema e seus pioneiros, o nascimento da linguagem cinematográfica. Panorama da produção cinematográfica mundial, destacando os principais momentos, as obras e os realizadores.

2. História do Cinema II – Cinema Brasileiro

Carga Horária: 20 horas (5 dias, 4 horas cada dia)
Data: 14 a 18 de janeiro
Horário: 18h30 às 22h30
Professor: Daniel Caetano (RJ)
Ementa: Panorama da história e da produção cinematográfica brasileira, destacando os principais momentos, as obras e os realizadores.

3. História do Cinema III: Panorama do Cinema Contemporâneo

Carga Horária: 20 horas (5 dias, 4 horas cada dia)
Data: 21 a 25 de janeiro
Sugestão de professor: Fábio Camarneiro (SP)
Ementa: Uma reflexão sobre a produção cinematográfica contemporânea (brasileira e mundial).

4. Teorias do Cinema

Carga Horária: 20 horas (5 dias, 4 horas cada dia).
Data: 28 de janeiro a 1º de fevereiro
Horário: 18h30 às 22h30
Professor: Alexandre Figueroa (PE)
Ementa: Estudo das principais correntes, escolas ou movimentos cinematográficos e principais realizadores, enquanto momentos históricos constitutivos da experiência e da tradição cinematográficas.

5. Crítica e Cinema

Carga Horária: 20 horas (Cinco dias, 4 horas cada)
Data: 4 a 8 de fevereiro
Horário: 18h30 às 22h30
Professor: Francis Vogner dos Reis
Ementa: Introdução ao pensamento crítico do cinema, através de métodos de aproximação com a análise fílmica, a partir de exemplos concretos e da história da teoria e crítica do cinema (brasileiro e mundial).

6. Estética do Audiovisual

Carga Horária: 20 horas (5 dias, 4 horas cada dia)
Data: 11 a 15 de fevereiro
Horário: 18h30 às 22h30
Professora: Maira Ezequiel (SE)
Ementa: Estudo da gramática dos elementos de percepção visual que compõe o quadro cinematográfico.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.