Comerciantes aderem à Campanha `Não Dê esmola, Dê Cidadania´
O CMDCA, órgão deliberativo e também responsável pela elaboração de políticas públicas voltadas para área da infância e adolescência, conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju, através da Semasc, para elaboração desta campanha, que vem dando todo suporte, desde a equipe técnica dos CRAS, Creas, Uses, Programa de Provisão de Acolhida, através do ´Acolher: Das Ruas à Cidadania´ e os servidores vinculados a esta secretaria. No entanto, este é um trabalho conjunto que envolve não só os servidores em geral, mas todos os órgãos de garantia dos direitos da criança e do adolescente.
A educadora social Simone de Jesus, do Programa ´Acolher´, falou sobre a adesão dos comerciantes e a forma de orientação que é dada pela equipe técnica. “A gente conversa com os empresários e explica que os meninos e meninas estão inseridos nos programas sociais da prefeitura de Aracaju, através da Semasc, mas, mesmo assim, os pais mandam que eles saiam para pedir esmola. O trabalho do ´Acolher´ é encaminhar as crianças e adolescentes em trajetória de rua para os conselhos tutelares das respectivas áreas de abrangências. Lá, eles fazem os encaminhamentos devidos”, comentou.
“Na verdade, sempre percebi que havia terceiros por trás dessas crianças que estão nas ruas. Sou contra dar dinheiro, porque assim, eles usam para comprar drogas ou passar para alguém, que se utiliza desses meninos e meninas para explorar”, destacou a empresária Alexssandra Wenceslau.
O gerente José Fábio dos Santos colocou a importância da conscientização como uma das melhores formas de retirar essas crianças e adolescentes das ruas. “É importante essa conscientização. Os pais têm que entender que não podem expor os filhos nas ruas”, opinou. “Acho louvável essa campanha, porque não concordo em dar esmola, que na maioria das vezes eles utilizam para outras finalidades, usando o dinheiro na compra de drogas, ou tem alguém por trás disso tudo”, ressaltou a gerente Silvana Menezes de Jesus.
O comerciante Jamison Gomes da Silva conhece a campanha desde o ano passado e comentou sobre a conscientização da sociedade civil. “A campanha é muito boa. Quando você dá esmola a uma criança, está levando à marginalidade. Estão de parabéns pela campanha”, disse.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]