[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Amanhã, sábado, de 8 horas ao meio-dia, acontece a primeira fase da 1ª Olimpíada Acadêmica da Rede Municipal de Ensino, realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Ao todo, estarão participando 2.316 alunos da 4ª série (5º ano – categoria A) e da 8ª série (9º ano – categoria B).

A Olimpíada é uma iniciativa inédita na história da rede municipal de ensino e é também mais uma das iniciativas do prefeito Edvaldo Nogueira previstas na campanha ´Pelo Direito de Aprender´. A Olimpíada visa contribuir na melhoria da educação em Aracaju, estimulando o aperfeiçoamento intelectual do aluno através de uma atividade avaliativa e, ao mesmo tempo, explorando o potencial lúdico no processo de ensino-aprendizagem.

Os candidatos serão distribuídos em oito unidades escolares da rede, eleitas pela Fundação de Apoio à Pesquisa de Sergipe (Fapese) para serem pólos da aplicação das provas. Os estudantes terão quatro horas para responder às questões de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais, neste caso, englobando assuntos das disciplinas de História, Geografia e Ciências.

Os alunos foram distribuídos de acordo com a proximidade de sua residência nas seguintes Escolas Municipais de Ensino Fundamental: Manoel Bomfim, localizada no conjunto Bugio; Santa Rita de Cássia, bairro América; Olga Benário, bairro Santos Dumont; João Teles Menezes, bairro Getimana; Anísio Teixeira, bairro Atalaia; Professor Laonte Gama da Silva, bairro Santa Maria; José Conrado Araújo, bairro São Conrado e Presidente Vargas, no Siqueira Campos.

A aplicação e correção das provas serão realizadas pela Fapese. Amanhã, dia da primeira fase, é necessário que o aluno participante apresente algum documento que o identifique, podendo ser a carteira de identidade ou até mesmo a carteira de passe escolar.

A comissão organizadora do evento estará acompanhando todo o processo e auxiliando na realização dos trabalhos. No dia das provas, além dos fiscais, também haverá médico em cada unidade de ensino pólo. Dentre os principais objetivos do concurso está o de estimular o processo de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, contribuir para a maior integração das escolas da rede, promover a inclusão social por meio do conhecimento e contribuir para a melhoria da educação básica.

A segunda fase da 1ª Olimpíada Acadêmica da Rede Municipal de Ensino será disputada pelos 25 alunos que obtiverem o melhor aproveitamento nesta primeira etapa, em cada categoria. Para a terceira e última fase, participarão apenas os dois alunos, de cada categoria, que obtiverem as maiores pontuações gerais.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.