Programa ´Conte Comigo´ estimula doação de sangue
O projeto foi iniciado em fevereiro deste ano como forma de oficializar as iniciativas pessoais de alguns funcionários. “Fizemos cadastramento dessas e de outras pessoas que se interessaram em apoiar a idéia. A doação não é obrigatória. De acordo com a necessidade, quem está cadastrado é convocado a doar”, informa o diretor de Gestão da Emurb e coordenador da campanha, Walderly Lopes.
O vigilante Augustiniany dos Santos é um dos voluntários mais assíduos. “Passei a ser doador quando uma pessoa da família precisou. Chegando lá no Hemose, senti a falta de doação de sangue. Agora, com esta campanha, tenho doado com muita freqüência, de três em três meses”, relata.
Em muitos casos, o reconhecimento da importância da atitude surge quando algum parente ou pessoa ligada à família precisa de sangue. Também é o caso do chefe do Departamento de Qualidade da Emurb, Gilberto Nunes. Ele começou a doar há quatro anos e, além de manter o hábito, procura conscientizar os vizinhos e colegas de trabalho.
“Quando tive um problema em casa foi que percebi a importância do que é doar. Quando acontece perto da gente é que a gente vê que sangue não se compra no mercado, na farmácia, em lugar nenhum. Quem precisa de sangue, tem que ter voluntários que façam a doação”, afirma Gilberto.
Dos 40 voluntários cadastrados no Programa ´Conte Comigo´, metade trabalha na sede da Emurb e os demais são funcionários das unidades operacionais do órgão. Para Walderly, o envolvimento de todos é fundamental. “É uma campanha humana que, além de incentivar o voluntariado, envolve os funcionários na filosofia de responsabilidade social da Prefeitura. Pedimos mesmo para que todos se sensibilizem com o sofrimento de outras pessoas”, ressalta.
Outras ações
Além da doação de sangue, a Emurb, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), realiza outras campanhas. A mais recente aconteceu no Dia das Crianças, quando funcionários do Órgão, por conta própria, se organizaram para adquirir brinquedos e presentear crianças do bairro Santa Maria. A próxima iniciativa de doação de presentes deve acontecer no Natal.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]