Inclusão Digital é tema de encontro no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos
O encontro tem como objetivo sensibilizar para o uso das tecnologias na escola, introduzir o uso da Internet como ferramenta de aprendizado e apresentar o projeto ‘Tonomundo’, além de mostrar alternativas teóricas ao desenvolvimento pedagógico, contribuindo com a qualificação e aperfeiçoamento dos professores. A abertura do encontro está prevista para as 9 horas, com a palestra ‘Desafio das tecnologias para uma escola em rede’, com o professor da Universidade Tiradentes, Ronaldo Nunes Linhares.
À tarde, vai acontecer a apresentação do projeto ‘Tonomundo’, desenvolvido através de uma parceria entre o Instituto OI Futuro, Escola Futuro da Universidade de São Paulo (USP) e a Prefeitura de Aracaju. Estarão presentes a Prof. M.Sc. Maria Cláudia Regis, representando a comissão nacional do projeto; o professor Neusvaldo Silva, integrante do Projeto em Aracaju; e a professora Eneida Conceição, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Thétis Nunes, onde está sendo realizado o “To no Mundo”.
Também vai acontecer a palestra ‘O computador e a Internet na Educação – ferramentas para transmitir ou construir o conhecimento?’, ministrada pelo professor Roberto Carlos Delmas da Silva, da rede municipal de ensino. Já nos dias 30 e 31 deste mês e no dia 1º de novembro, será realizado o curso ‘Introdução ao pensamento transdisciplinar’, ministrado pela Profa. M.Sc. Heloísa H. Stefenn, da Escola do Futuro – USP. O curso vai acontecer nos dois turnos, também no Cemarh.
Para o coordenador do NTE/Semed, Neusvaldo Silva Lima, esse evento vai servir para que os professores e demais integrantes da secretaria possam conhecer um pouco mais as novas tecnologias apresentadas pelo mundo moderno. “Esse encontro é importante para que os professores possam se aperfeiçoar e, em seguida, possam disseminar o que puderem aprender, ou apenas aproveitar a oportunidade para adquirir novos conhecimentos”, disse.
“Todos os professores, técnicos e gestores, além de outros profissionais da Semed deveriam se inscrever nesse evento. Vai ser muito bom, inclusive para a própria formação profissional e pessoal de cada um, consequentemente, vai ser melhor o sistema educacional de Aracaju, afinal os profissionais da educação poderão adquirir conhecimento das novas tecnologias, incluindo a Internet e o computador”, disse Neusvaldo Silva.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]