Alunos da rede municipal de ensino assistem show de ´Chiko Queiroga e Antônio Rogério´
Com o teatro lotado, a banda Severina abriu o projeto, animando a garotada com músicas próprias, além de um vasto repertório composto de músicas nacionais que agitou a platéia. Quando a dupla Chiko Queiroga e Antônio Rogério subiu ao palco a garotada foi ao delírio cantando, juntamente com a dupla, várias músicas como ´Serpente´, ´Ruas de Ará´ e ´Cheiro da Terra´.
Para o jovem José Miguel dos Santos Júnior, 13, aluno da 5ª série, da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Freitas Brandão, essa foi uma grande oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a música sergipana. O garoto pôde pisar pela primeira vez no Teatro Atheneu, e confessou que nunca tinha assistido ao show da dupla sergipana.
“Nunca tinha vindo aqui antes e agora estou vendo com o teatro é legal e bonito. Também nunca tinha assistido a um show de Chiko Queiroga e Antônio Rogério, só tinha visto os dois pela televisão. Eles são sergipanos e temos que aprender a dar valor para o que é da terra. Gostei muito de ouvi-los cantar, são ótimos”, disse o menino José Miguel, que não desgrudou os olhos do palco.
O projeto ‘Prata da Casa’ tem como objetivo valorizar a cultura e a música sergipana, promovendo shows com artistas locais, por isso, a parceria firmada entre o projeto e a Secretaria Municipal da Educação (Semed) é de grande valia para a formação cultural dos alunos. “Esse projeto é na verdade um festival da música sergipana e a Secretaria teve a sensibilidade de querer mostrar a nossa música para a criançada. Isso acaba sendo muito importante pois podemos evidenciar o que é nosso”, avaliou a coordenadora do projeto ´Prata da Casa´, Celi Fontana.
Para o cantor Antônio Rogério, a formação educacional através da música é primordial e deveria ser seguida por todas as unidades de ensino, já que é um exemplo em vários países do mundo. Para ele, a iniciativa da Semed, acaba prestigiando o artista local e também buscando a formação cultural dos jovens.
“O artista sergipano não é prestigiado em sua terra e esta ação da secretaria contribui para esta realidade seja modificada, pois está apresentando não só a música, mas também a cultura sergipana para a garotada”, disse o cantor, que já desenvolveu o projeto ´Dupla Educação´, que levava shows às escolas da rede municipal juntamente com Chiko Queiroga. “Queremos voltar com esse projeto para colaborar com a educação em Aracaju”, concluiu.
“A simples iniciativa de trazer as crianças ao teatro para conhecer nossa música traz uma gama enorme de benefícios, musical, cultural e quem sabe profissional. Participando de atividades como esta, algum jovem pode despertar o interesse pela produção musical. Por isso, os governos deveriam se atentar um pouco mais para a cultura do seu povo, dessa forma poderia reduzir os índices de criminalidade e projetar um melhor futuro para seus jovens”, declarou o cantor Antônio Rogério.
Já Chiko Queiroga lamentou a pouca visibilidade dada pela grande mídia aos cantores sergipanos e parabenizou a secretaria pela iniciativa. “Infelizmente os artistas da terra não têm acesso à mídia. Mas a oportunidade que a Semed está nos dando, trazendo as crianças para perto da gente é muito gratificante, e também acaba divulgando nosso trabalho. Então, a Secretaria da Educação de Aracaju está de parabéns”, concluiu.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]