[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A doação de livros para a Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva ficou ainda mais fácil depois que a unidade criou uma equipe destinada a buscar, na casa do interessado, os livros que ele deseja repassar. Além de não gerar custos para a comunidade, a iniciativa vem ajudando a ampliar e diversificar o acervo à disposição do público. Basta ligar e agendar a entrega do material.

”O serviço é totalmente gratuito. A pessoa pode ligar para a Biblioteca e deixar seu endereço; depois nós enviamos um funcionário para receber a doação. O cessionário assina um termo de doação e o material é analisado e catalogado para ser integrado ao acervo”, informa a diretora da Clodomir Silva, Zélia Trindade.

Ainda de acordo com Zélia, a iniciativa dos cidadãos é louvável, pois ajuda a ampliar a quantidade de obras à disposição. “Muitas pessoas também trazem à Biblioteca publicações que elas têm em casa, que podem ser novas ou usadas, desde que em bom estado de conservação. Esse é um ato muito bonito e que procuramos incentivar, pois ajuda a democratizar o acesso ao conhecimento”, destaca a diretora.

A Biblioteca Clodomir Silva recebe diariamente uma média de 250 visitas de pessoas, que têm as opções de fazer consultas e empréstimos das obras. Além de livros e revistas, a Unidade dispõe de cordéis, arquivos em áudio (livro falado), publicações em braille, periódicos, obras raras e de referência, somando hoje mais de 35 mil títulos, boa parte doada pela população.

Zélia explica que a aproximação com a comunidade rende não só um crescimento no número de visitas, como também de doações. ”Contabilizamos uma média de 6 mil consultas e 300 empréstimos mensais. A média de doações que cresce junto com o volume de público que recebemos”, explica.

Há ainda as doações de livrarias, editoras, empresas e entidades públicas. “Recebemos constantemente obras importantes de parceiros como o Ministério da Cultura, o Instituto Benjamin Constant e o Instituto Zumbi dos Palmares, entre outros”, cita Zélia.

Interatividade

Outro fato que motiva a participação dos leitores, é que eles também ajudam a escolher quais novos títulos devem ser adquiridos para a biblioteca. Através de uma urna, a direção recebe sugestões de obras que os freqüentadores desejam ver nas prateleiras e isso ajuda à direção formular as listas para as compras de novos materiais.

A compra de novos itens para as bibliotecas municipais Clodomir Silva e Ivone de Menezes é feita periodicamente pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju). “Os pedidos contam com a orientação da nossa bibliotecária e são encaminhados à Funcaju, que faz a licitação e a compra”, diz Zélia.

A Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva fica localizada à rua Santa Catarina, nº 314, bairro Siqueira Campos. Ela fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e nos sábados, domingos e feriados, das 9 às 13 horas. Para doar livros ou obter mais informações, os interessados pdoem telefonar para (79) 3179-1380 / 3179-3742.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.