[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As escolas da rede municipal de ensino estão ativamente engajadas nos preparativos para a 1ª Olimpíada Acadêmica, cuja etapa final acontece em dezembro deste ano. Podem participar alunos da 4ª série (5º ano) e da 8ª série (9° ano) de toda e qualquer escola da rede pública municipal. Até ontem, quinta-feira, o número de inscrições já era considerado satisfatório. Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição até o dia 25 de outubro na secretaria da sua instituição de ensino. As fichas serão levadas pela escola até a Fapese para serem efetivadas.

A fase de entrega de material feito pela comissão organizadora da Secretaria Municipal da Educação (Semed) já foi encerrada, o que torna possível que todas as escolas com alunos dentro do perfil estabelecido possam inscrever seus alunos. Como a Olimpíada é inédita, a expectativa é que pelo menos 50% dos discentes das 4ªs e 8ªs séries participem.

“Queremos alunos motivados, sempre buscando adquirir mais conhecimento, pois eles são a base para um futuro melhor, onde as pessoas possam conviver socialmente. A Olimpíada Acadêmica é um processo de inclusão, que promove a competição saudável entre estudantes e escolas. Todos estão organizados e mobilizados, trabalhando arduamente para que tudo aconteça sem problemas”, falou a diretora de Educação Básica da Semed, Patrícia Rosalba.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Tancredo Neves, situada no Bairro Ponto Novo, os coordenadores e técnicos da escola estão empenhados em realizar uma boa divulgação, primeiro passo para que os estudantes participem. O coordenador geral da Emef, Wellington Amaral Mendonça, afirmou que a equipe está passando em todas as salas e conversando com os alunos, explicando os procedimentos e tirando eventuais dúvidas.

“Esse tipo de proposta é muito importante, uma vez que promove o senso de responsabilidade e incentiva o estudo”, disse. Assim como na Tancredo Neves, a Emef Laonte da Silva, localizada no Bairro Santa Maria, investiu na mobilização dos seus estudantes e já possui grande número de inscritos. “Já temos muitos alunos que irão participar. Colamos cartazes sobre as Olimpíadas em toda a escola para que os estudantes possam obter informações. “As olimpíadas vão proporcionar uma visão global da situação das escolas, sendo possível fazer um diagnóstico, inclusive comparativo. Estou torcendo pelos alunos da Laonte Gama e espero que consigam um bom resultado, pois são ótimos estudantes”, ressaltou a coordenadora pedagogia da escola, Sandra Maria da Mota.

Prêmios

Além de aprimorar os conhecimentos em matemática, português e conhecimentos gerais (ciências, história e geografia), vários prêmios estão sendo oferecidos aos primeiros colocados, entre eles um notebook para o aluno 1° colocado e um computador com impressora para a escola em que ele estude; computador com impressora para o 2° colocado; bicicleta e pen-drive para o 3º; MP4 para 4º; e um mini- System para o 5º colocado.

Também serão oferecidas medalhas, menções honrosas e kits educativos para os estudantes, assim como prêmios para os professores. A instituição de ensino que inscrever mais participantes também será premiada.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.