Parque da Sementeira agrada os adeptos da boa caminhada
“Sou atraído ao Parque pelo clima agradável e pela beleza da paisagem. Sem falar que minha residência fica próxima, o que facilita o deslocamento até aqui”, conta o engenheiro Fábio Pinheiro, que leva a filha Camilla para acompanhá-lo na caminhada. Eles fazem as contas da atividade física. “Percorremos três voltas em boa parte do Parque. São 1.600 metros em cada volta e isso tudo em uma hora. O visual torna o esforço físico mais fácil”, diz.
O local é elogiado por quem mora nas proximidades e por quem adotou Aracaju como lugar para viver. É o caso do pastor Waldemar Filho, maranhense de berço e encantado pela capital sergipana e pelo Parque Augusto Franco, onde faz caminhadas pelo menos quatro vezes por semana. “Em poucas cidades a gente encontra um ambiente como este aqui: um espaço muito saudável e natural para as pessoas caminharem e se exercitarem. Acho que este Parque é um dos motivos que justifica a afirmação de que Aracaju tem uma das melhores qualidades de vida do país”.
As áreas verdes do local são utilizadas também por crianças. Algumas escolas levam seus alunos ao parque em atividades extra-classe. “É bom porque é um espaço aberto para as crianças brincarem à vontade”, ressalta entusiasmada a coordenadora pedagógica Rocilene dos Anjos.
Segurança e revitalização
A Guarda Municipal mantém a segurança do Parque Augusto Franco com o efetivo de três guardas municipais e viaturas policiais que fazem rondas constantes. De acordo com o coronel Magno Silvestre, estas ações garantem o retorno de quem visita o local. “Ainda contamos com o apoio de uma firma especializada para garantir a segurança das pessoas que frequentam o Parque”, lembra o coronel.
Além de mais seguro, o espaço está ficando mais bonito, com as obras realizadas pela Emsurb (Empresa Municipal de Serviços Urbanos), como afirma o presidente do órgão, Sílvio Santos. “Estamos desempenhando uma política de revitalização do Parque Augusto Franco, para fazer com que ele seja ainda mais aproveitado pela sociedade aracajuana. Estamos revitalizando o parque, dotando-o de equipamentos e de estrutura física para ampliar o horário de visitação pública. O nosso objetivo é que as pessoas tenham um período de tempo maior para fazer atividades físicas: de cinco da manhã até nove da noite”.
Uma das formas visíveis dessa preocupação da Emsurb é o convênio feito com uma academia de ginástica, cujos instrutores dão aulas de atividades aeróbicas pela manhã. Para garantir o uso mais adequado do local, a Emsurb também atua na regulação do trânsito de automóveis, para que o Parque seja utilizado, de fato, por pedestres.
E o ambiente natural recebe um cuidado especial neste trabalho de revitalização desempenhado pela Emsurb. Um trabalho que começa no Parque e toma conta da capital sergipana. “Estamos fazendo um grande projeto paisagístico, através do plantio de árvores nativas da Mata Atlântica e frutíferas, além dos bosques e do Horto, cujas plantas cultivadas saem daqui e ornamentam os canteiros espalhados por toda a cidade.”
Quem faz caminhadas durante a semana, aprova as iniciativas. “É um ambiente propício para quem está estressado, cheio de preocupações do dia-a-dia. Eu percebo que há projetos de obras sendo realizados para melhorar o ambiente do Parque e, assim, possamos utilizar melhor todo o seu espaço”, observa Waldemar Filho.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]