[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Pensando em dar mais segurança aos pedestres e motoristas que trafegam pelo conjunto Augusto Franco, a Prefeitura Municipal de Aracaju está colocando defensas metálicas nos canais 3, 4 e 5. A primeira barra de proteção foi afixada na manhã de hoje, terça-feira, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, no canal 5, próximo à Universidade Tiradentes (Unit).

A empresa que venceu a licitação tem 60 dias para concluir os serviços, que serão executados num trecho de 7 km e fiscalizados pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Serão investidos pouco mais de R$ 1 milhão. “A colocação dessas proteções impede que pessoas morram ao cair com carros e motos nesses canais, o que era muito comum há alguns anos. Depois que começamos a colocar defensas metálicas nos canais de Aracaju, o número de vítimas diminuiu sensivelmente”, destacou Edvaldo Nogueira.

De acordo com o presidente da Emurb, Valmor Barbosa, a redução se deve ao tipo de material com que as proteções são feitas. “As defensas são lâminas de aço semi-maleável. Além de evitar que os veículos caiam no canal, elas minimizam o impacto em caso de colisão”, explicou, acrescentando que todo o material usado segue as especificações padrões e é igual ao que é visto nas rodovias estaduais e federais, por exemplo.

Ainda segundo ele, nos últimos anos foram colocados mais de 20 km de proteção em canais situados em diversos pontos da capital, como as avenidas Gonçalo Rolemberg, Pedro Valadares, Visconde de Maracaju, Gentil Tavares e Pedro Paes de Azevedo. Nesses locais, não houve registro de condutores que caíram em canais nem de mortes ocasionadas por colisão nas defensas metálicas. “A Prefeitura, por meio da Emurb, está sempre fazendo a manutenção das lâminas. Em caso de batida, tiramos a proteção para realizar os reparos necessários ou trocá-la”, contou Valmor.

Necessidade

A colocação das defensas metálicas nos canais do Augusto Franco beneficia não apenas os moradores da localidade, mas também estudantes da Unit e pessoas que trabalham no Conjunto, que por lá trafegam diariamente. É o caso de Manoel Benedito Martins, funcionário de um frigorífico localizado na avenida Murilo Dantas, em frente ao canal 5.

“Sempre vejo acidentes por aqui, mas com a colocação dessas proteções tenho certeza que isso vai acabar. Eu mesmo sempre venho pro trabalho de bicicleta e tenho medo de cair no canal, porque é muito exposto, aberto, sem segurança. O prefeito está de parabéns por mudar essa situação”, declarou o trabalhador.

“Fico muito feliz em poder atender essa antiga reivindicação da comunidade do Augusto Franco e contribuir para a melhoria da vida das pessoas que vivem ou passam por aqui. Depois que concluirmos a colocação das defensas vamos fazer calçadas ao lado desses canais. Também vamos colocar proteções nos canais de outros bairros, principalmente da Zona Norte”, antecipou Edvaldo Nogueira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.