Comemorações alusivas ao Dia das Crianças animam Centros de Referência da Assistência Social
Para esses meninos e meninas que tiveram um passado marcado pela exploração infantil, estas festas resgatam a auto-estima e oportunizam mais uma alternativa de lazer. “O Peti mudou tudo na minha vida. Hoje sou uma menina mais desinibida e aprendi a ser bem educada”, explicou Karina Marcimiano Santos, 11, integrante do Peti, “A comemoração do Dia das Crianças está muito legal e divertida. Estou amando estar aqui hoje”, completou.
Para animar ainda mais a festa, os educadores realizaram algumas competições de dança e presentearam os campeões. Willian dos Santos e Regiane da Paixão, ambos de 9 anos, foram campeões na dança de salão e disseram que não esperavam vencer. “Estamos muito felizes e adoramos ganhar”, ressaltaram.
Willian disse que o programa é uma oportunidade a mais de aprendizado e se mostrou bastante contente com a comemoração. “Minha educação e minha forma de comportamento mudou no Peti, porque aqui eu tenho maior chance de aprender coisas novas. O Peti é muito bom”, afirmou. “A equipe do CRAS realizou a festa com muito carinho e eu estou feliz de poder participar”, completou.
“Eu fiquei muito mais responsável depois que eu entrei no Peti. Aqui eu aprendo coisas legais”, ressaltou Jonatas de Jesus Santos, 11, também atendido pelo Peti. De acordo com ele, “a festa está sendo um acontecimento muito bom e é muito importante para nossa diversão e aprendizado”, disse.
Para Maria Aparecida de Gonçalves, diretora do Cras Madre Tereza de Calcutá, a festa é uma tradição anual e tem o objetivo de melhor socializar as crianças. “Nós separamos as turmas da manhã e da tarde para não chocar com o horário das aulas, mas procuramos sempre comemorar esta data especial”, explicou. “Esta festa é uma forma de socializar os meninos e mostrar que temos carinho por eles. Além disso, não poderíamos deixar de comemorar o dia deles”, ressaltou.
As festividades continuam movimentando os Cras e Creas mantidos pela Semasc. No dia de hoje, a movimentação aconteceu nos Cras Risoleta Neves, Maria Pureza, Porto Dantas; Creas São João de Deus; nos abrigos Oratório de Bebe, Lar Cristo Redentor, Casa Santa Zita, Caçula Barreto; nas Unidades Sócio-Educativas (Use), Bairro América, Irmã Caridade, José Arantes Savasine; no Peti da Capela Nossa Senhora Rosa Mística, no bairro São Conrado e na Escola Municipal de Ensino Fundamental, Professor Florentino Menezes, no Mosqueiro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]