Seis mil crianças da rede municipal de ensino receberam hoje livros paradidáticos
O secretário entrou no mundo lúdico das crianças e relatou a história de um rei que passava o dia cochilando e não participava do mundo infantil do seu reino. “O rei dormia tanto que não percebia que os livros de sua cidade estavam desaparecendo da biblioteca. Um belo dia o Alfabeto conversou com o rei e o alertou da importância do livro no mundo; após muito pensar, o rei chegou à conclusão que o Alfabeto estava certo e mandou comprar mais livros para abastecer a biblioteca. Assim, viveram por muitos anos com uma sociedade de muitos leitores”, contou Bosco, aproveitando a oportunidade para convidar todas as crianças a comparecerem amanhã, Dia da Criança, na Orla de Atalaia, para o ´Dia de Todas as Crianças´.
A secretária municipal de Educação, Tereza Cristina Cerqueira, levantou o público infantil com um animado ´bom dia´ e fez a criançada se divertir com a contagem dos livros. Na ocasião agradeceu à dedicação de todos que contribuíram para que o evento desse certo, principalmente a Editora Paulus. “Essa é uma forma de incentivar as escolas a trabalhar com os livros, mostrar a importância de como a leitura pode mudar a postura das crianças”, reforçou a secretária de Educação.
O gerente executivo da Paulus, Fábio Renato de Souza, contou que a Paulus, que é parceira há 10 anos das ações da PMA, sempre priorizou o compromisso com a educação e a cidadania. “As doações dos livros incentiva a cultura e a educação através da leitura. Dessa forma fomentamos um espírito crítico das pessoas desde a sua infância, contribuindo para um Brasil melhor”, afirmou.
Os títulos doados eram os mais diversos: O menino seu avô e a árvore da vida; Clara como o Sol, escuro como à noite, ambos de José Bortoloni; O Neguinho do pastoreiro, de Elias José; Brincando de advinhas e Brincando com provérbios, de Claudia Scatamacchia, entre outros.
Todos os livros são paradidáticos e abordam temáticas de cidadania, ética, moral e o folclore brasileiro. A professora do Ensino Fundamental Gleiciane Guerra Santos, observou que os livros serão muito bem aproveitados na sala de aula. “Vou elaborar várias atividades, como montar grupos de histórias, incentivar a interpretação e principalmente estimular o gosto pela leitura”, ressaltou a professora.
A aluna da 2ª série da Escola Municipal Carvalho Neto, Marayza Rodrigues dos Santos, 8, relatou que vai ler os livros devagar para aprender bastante. “Com livros posso ler e imaginar coisas legais. Quando eu crescer quero ser médica”, avisou entusiasmada. Antônio Bernardo dos Santos Júnior, 10, estudante da mesma escola, também ficou bastante animado com o kit. “Com os livros vou aprender a ler e escrever melhor para depois contar as histórias para meus coleguinhas”, disse.
Além dos livros, as crianças foram presenteadas com muita música e teatro. Houve a apresentação da banda da Polícia Militar do Estado de Sergipe que tocou o Hino Nacional e ´Amigos para sempre´. Também aconteceu a encenação da peça ´O livro é sempre um bom amigo´, que retratou a realidade do mundo infantil, que atualmente está voltado à televisão e deixa a leitura de lado. “Queremos fazer a dicotomia entre a televisão e o livro. O menino que lê livros sonha e aprende mais que assistindo TV”, conta Odecio Antônio, que interpreta o garoto Roberto na peça. Houev também apresentações do corpo de balé Dançarte e da cantora Patrícia, que cantou ´Aquarela´.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]