PMA realiza atividades em alusão à semana da criança
Em clima de alegria e descontração, a banda Conexão SN, composta por adolescentes do programa Criança Cidadã, encantou os presentes com o ritmo hip hop. Teve ainda karatê, dança e muita coreografia, resultado do trabalho feito pelos educadores que fazem parte dessa rede de inclusão social, cujo objetivo é integrar a criança e o adolescente à comunidade e resgatar a sua cidadania.
Os adolescentes aplaudiram a iniciativa da comemoração e destacaram a importância das atividades desenvolvidas com os jovens. “A apresentação foi muito boa e serve de incentivo para que possamos continuar nos projetos”, destacou Leandro Souza dos Santos, 17, integrante do Programa Criança Cidadã. De acordo com ele, após o início das atividades no Programa, sua vida tornou-se melhor e com perspectivas de um futuro promissor. “Depois que entrei no programa, muita coisa mudou. Saí da rua, tirei notas altas na escola, mudei o meu comportamento em casa e, tudo isso, agradeço à secretaria por criar esse programa”, completou.
Para o educador social Anderson Cleiton Passos, a música é a melhor maneira de resgatar a cidadania, além de trabalhar a auto-estima da criança e do adolescente que vive em situação de risco social e psicossocial. “Acredito que a mudança, de fato, acontece de forma rápida quando você consegue proporcionar aos meninos que eles seja vistos pela sociedade como pessoa, cidadãos. Quando eles vivem na ociosidade, eles passam a ser invisíveis pelos olhos das pessoas, assim, quando proporcionam algo, eles passam a ser vistos de outra maneira. Não só o hip hop, que além de ser uma linguagem própria deles é um instrumento que serve para transformar e ser canalizada em forma de poesia, pintura e expressão de movimento. Nisso, percebe as perspectivas de mudança de comportamento e eles entendem o mundo de outra forma”, frisou.
A assistente social da Emurb, Marta Figueiredo, comentou sobre a integração das secretarias vinculadas à PMA, como também a responsabilidade social em relação à criança, ao adolescente e ao idoso. “A importância é a questão da integração das secretarias no sentido geral. A administração é única. Com isso, a gente quer qualificar essa parceria e fortalecer esse elo. O coral já vem se apresentando desde o dia do idoso e esse mês que é o da criança também”, acrescentou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]