[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A secretária municipal da Educação, a professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça, esteve reunida ontem, segunda-feira, com dirigentes educacionais dos municípios de Sergipe e Alagoas, além de representantes do Ministério da Educação (MEC). A reunião aconteceu no Hotel Parque dos Coqueiros, durante Encontro dos Dirigentes da Educação Básica sobre Estratégias de Implementação do PDE Escola. O Plano de Desenvolvimento da Educação Escola é uma ação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Governo Federal em abril deste ano, e tem como principal objetivo melhorar os Índices da Educação Básica (Ideb) de 9.861 escolas de quase dois mil municípios.

Outro objetivo do encontro foi o lançamento do Plano de Ações Financiáveis, que vai auxiliar na melhoria da aprendizagem dos alunos e consequentemente, no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Através desse plano as escolas com Ideb abaixo de 2.8 serão orientadas a traçar um Plano de Desenvolvimento, documento que deve ser entregue no primeiro trimestre de 2008 a um comitê estratégico no âmbito municipal e estadual. Se aprovado, a escola receberá do MEC apoio técnico e financeiro, cujo valor pode variar de R$ 10 mil até R$ 75 mil.

“Esse é um instrumento gerencial com o objetivo de melhorar a escola. O MEC dará todo apoio necessário para a elevação dos índices educacionais. O município de Aracaju tem papel de liderança nesse processo, não só por ser nosso parceiro direto, mas também porque deve dar o exemplo para as outras cidades”, disse o diretor de projetos educacionais da secretaria de educação básica do MEC, Arlindo Cavalcanti Queiroz.

O PDE Escola faz parte de um conjunto de ações previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação no âmbito da gestão democrática, e pretende fortalecer o projeto político pedagógico e a autonomia das escolas, auxiliando a equipe escolar na tarefa de se auto-avaliar e estabelecer o patamar de desempenho que pretende alcançar num determinado tempo, mediante conjunto de objetivos estratégicos, metas e planos de ação com responsabilidades, prazos e custos definidos.

Aracaju foi a nona cidade do país a sediar o encontro de um total de 14. Para isso, as unidades de ensino devem identificar ações financiáveis que viabilizarão recursos necessários para sua execução. Essas metas e ações devem estar relacionadas aos objetivos e estratégias que visem à melhoria do desempenho dos alunos.

Para a secretária da Educação de Aracaju, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, as novas ações do MEC são extremamente positivas e vão sem dúvida, melhorar o trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula, principalmente porque ela (sala de aula) passa a ser o foco de tudo. Disse ainda que muitas das ações do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação já são realizadas pela rede pública municipal de ensino, a exemplo da gestão democrática – praticada há mais de 20 anos e revigorada há aproximadamente cinco -, da existência do plano de carreira do magistério e da valorização do professor.

“Mas ainda temos alguns pontos a melhorar, como por exemplo, a questão do estímulo ao docente, ou seja, a ascensão salarial através da avaliação do seu desempenho na carreira. Estou muito feliz porque a linha de conduta do MEC para a melhoria dos índices de educação básica está em concordância harmônica com a nossa campanha “Pelo direito de aprender”, que está sendo bem desenvolvida e cujas ações foram motivadas, assim como o PDE Escola, pelo resultado do Prova Brasil”, declarou Tereza Cristina Cerqueira da Graça, afirmando ainda que a Secretaria Municipal da Educação prestará assessoramento técnico às escolas da capital para a elaboração desses planos, bem como fará o acompanhamento e dará assistência técnica durante sua execução.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.