[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é parceira do 3º Congresso Internacional de Odontologia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) seção Sergipe. O evento ocorre de 11 a 13 deste mês, no Centro de Convenções de Aracaju. A experiência do Programa de Saúde Bucal da capital sergipana será um dos focos do ´Simpósio Saúde Coletiva: o Sorriso Superando a Exclusão Social´, que ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 12.

“Aracaju realiza um trabalho muito bonito. Nossa experiência é exitosa e será apresentada para todo o país”, diz a coordenadora do simpósio, Liana Freire. Segundo ela, os profissionais de odontologia da SMS vão participar do evento, o que é muito importante do ponto de vista da atualização dos conhecimentos.

“Além da atualização do próprio processo do Sistema Único de Saúde (SUS) voltado para a Saúde Bucal, o coordenador Nacional da Saúde Bucal, Gilberto Pucca, vai trazer para o congresso o que é a política do Brasil Sorridente, onde este está inserido no SUS, quais as habilidades e competências do dentista e do atendente de consultório odontológico, ou seja, são todas as novidades do Ministério da Saúde que estão vinculadas ao SUS e ao Brasil Sorridente”, destaca.

Liana Freire revela ainda que várias portarias publicadas recentemente também estarão na pauta de discussão do simpósio. Segundo ela, a programação traz ainda o Dr. José Carrijo Brom, que vai falar sobre o mercado de trabalho para os profissionais da saúde bucal dentro do SUS. Durante o evento, será realizado paralelamente o 4º Congresso Sergipano de Odontologia. Mais informações sobre o congresso podem ser obtidas pelo sítio www.abo-se.org.br/congresso.

Marco

A coordenadora Liana Freire revela que um dos grandes marcos do Programa de Saúde Bucal da SMS é a regulação dos procedimentos odontológicos. De acordo com ela, antes só se fazia regulação dos procedimentos médicos.

Há também as atividades coletivas de promoção de saúde que as equipes de saúde bucal realizam. “Além de atendermos o paciente na Unidade de Saúde da Família (USF), também é feito o atendimento coletivo nas escolas, asilos, creches, no Peti, no Conam/Mulher, trabalhamos junto com o pessoal do Programa de DST/Aids, entre outros”, ressalta.

Atualmente, a Saúde Bucal de Aracaju também tem o controle de quantas pessoas portadoras de diabetes, de hipertensão ou gestantes, por exemplo, foram atendidos pelo programa.

“O índice de extração já foi maior do que 50% do valor total de atendimentos realizados pelo SUS Aracaju. Hoje, não chega a 10%, o que denota que a assistência de prevenção melhorou muito”, observa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.