[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No próximo domingo, dia 30, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) estará engajada na campanha ´Praias e Rios: Vamos limpar e aprender a não sujar´. Os voluntários da Semed, cerca de 30, entre alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubstichek, localizada no bairro Coroa do Meio, estarão trabalhando em conjunto com os outros 1.300 voluntários, que vão ajudar na limpeza das praias que ficam entre a Coroa do Meio e o Mosqueiro.

Essa é uma campanha que tem como principal objetivo promover uma conscientização das pessoas sobre os problemas causados pelo depósito de lixo nos mares e rios. Iniciada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e pela Frente em Defesa das Águas de Sergipe, uma ação do jornalista Osmário Santos, a campanha teve início no último dia 24 com a limpeza do manguezal do rio Sergipe, e prossegue até o dia 30, com a limpeza das praias. Para que ela funcione, diversas entidades como as secretarias da Educação, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Organizações Não Governamentais e outras instituições da sociedade civil são parceiras.

Este ano a meta é triplicar o volume de lixo recolhido em 2006, que atingiu seis toneladas. A ação do domingo terá início às 10 horas com encerramento previsto para as 14 horas, acontecendo não só em Aracaju, mas paralelamente em outras cidades litorâneas do Estado. Os organizadores darão camisas, sacos de lixo e a tenda de apoio, de onde partirão os voluntários.

A Semed fornecerá o transporte para os seus voluntários, assim como água e outros utensílios necessários para a limpeza, como as luvas. Junto a isso, estará distribuindo cartilhas informativas não só sobre o dia, mas com cuidados que devem ser tomados diariamente para a proteção do meio ambiente.

“É honrosa a participação da rede municipal da Educação de Aracaju, pois quem limpa não suja, e esses professores e alunos presentes darão um respaldo para atingirmos o nosso objetivo. Essa é uma campanha educativa fundamental, pois assim, os educadores podem explicar de forma prática, quais os problemas em sujar o meio ambiente e como proceder com o lixo na própria praia”, falou o diretor da Frente em Defesa das Águas de Sergipe, o jornalista e ambientalista Osmário Santos.

A coordenadora de Projetos Sócio-Educativos da Semed, a professora Valdinete Paes, falou sobre suas expectativas quanto ao dia e à participação da Semed, pelo segundo ano consecutivo. “Espero que esses alunos não só realizem o ato de limpar, mas que saiam sensibilizados para a importância da sobrevivência sustentável no ambiente em que vivemos. Que essa não seja uma ação de um dia, mas que sejam os multiplicadores na escola e também nas suas famílias”, disse a coordenadora.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.