[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o objetivo de fazer um balanço das atividades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) em Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu ao final da manhã de hoje, quarta-feira, no Centro Administrativo Aloísio de Campos, com a secretária municipal de Educação, Tereza Cristina, e com coordenadores do Programa.

“Fiquei muito feliz porque as notícias sobre o Projovem são muito positivas. O nível de aprovação é muito alto e o desempenho dos alunos é cada vez melhor. Os depoimentos dos coordenadores sobre como os jovens de fato conseguem recuperar o tempo perdido nos fez ter a certeza de que estamos no caminho certo e temos que potencializar cada vez mais esse Programa na nossa capital”, disse o prefeito.

O encontro serviu também para discutir os detalhes da formatura da segunda turma do Projovem em Aracaju, que será realizada na próxima sexta-feira, dia 28, às 19 horas, no Iate Clube. De acordo com a secretária municipal de Educação, o grupo é formado por 514 alunos, com idade entre 18 e 24 anos, que não concluíram o Ensino Fundamental. Desses formandos, 30 foram aprovados no Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (Cefet/SE).

“Os resultados foram surpreendentes. O número de aprovados excedeu as nossas expectativas e grande parte dos concludentes se matriculou no 2º grau para dar continuidade aos estudos. O Projovem tem conseguido transformar completamente os alunos. Eles chegam cabisbaixos, sem perspectivas, meio perdidos, como se fossem peças aleatórias na engrenagem da sociedade. Quando eles saem, adquirem confiança e conhecimento, perdem a timidez, se sentem mais preparados para a vida e se reconhecem como cidadãos”, avaliou a coordenadora de uma das três estações do Projovem na capital, Nivalda Menezes de Oliveira, que participou da reunião.

Projovem

O Programa do Governo Federal, que na capital sergipana é desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju, oferece oportunidades de elevação da escolaridade, de qualificação profissional e de planejamento e execução de ações comunitárias de interesse público.

Cada aluno, como forma de incentivo, recebe um auxílio de R$ 100 por mês, desde que tenha 75% de freqüência nas aulas e participe das atividades programadas. A carga horária total é de 1.600 horas, distribuídas em 12 meses consecutivos. O curso inclui aulas de disciplinas do ensino fundamental, inglês, informática e ainda capacitação profissional.

“O Projovem tem uma grande importância para o desenvolvimento da educação no município de Aracaju. Apesar de ser um Programa do Governo Federal, ele tem que ser visto como parte do nosso sistema educacional e como integrante do nosso projeto de educação, que dá ênfase à qualidade do ensino. Afinal, são jovens daqui que estão sendo formados”, destacou o prefeito.

“Considero o Projovem um dos melhores programas do Governo Federal pela maneira que encara a educação. Os alunos podem aprender as disciplinas regulares – como Português e Matemática -, se capacitam profissionalmente e ainda desempenham atividades sociais em suas comunidades. A formação é realmente completa”, completou Edvaldo Nogueira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.