Público aprende a cozinhar com a energia do sol durante o ´Primavera de Todos´
Segundo o coordenador da oficina, o professor Paulo Mário Machado Araújo, a iniciativa consiste em criar fornos com baixo custo, reciclando materiais como madeira, isopor, vidro, metal e papel laminado. “Criamos uma estufa para cozinhar o alimento apenas com o calor gerado pelo sol, deixando o alimento mais saudável, sem queimar qualquer combustível ou gerar gases poluentes”, resume.
O tempo de cozimento é semelhante aos métodos tradicionais, com uso de gás ou lenha. Para provar, a equipe de Paulo Mário prepara no próprio local churrasco, lasanha , pizza e feijoada, entre outros pratos. “O público fica encantado, o que nos deixa entusiasmados, já que se trata de uma alternativa ecologicamente correta e que ajuda a preservar o meio ambiente”, acrescenta.
O projeto é uma extensão do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tiradentes, onde o professor Paulo Mário coordena o Laboratório de Energia e Matérias, do Instituto de Tecnologia. “Esses estudos reúnem 25 pessoas, entre estudantes de graduação e mestrado, professores e pesquisadores. O objetivo é desenvolver tecnologias viáveis e ecologicamente corretas em prol da população”, reforça o pesquisador.
O uso da energia solar para diversos fins, como a guerra ou a culinária é conhecida há muitos séculos pelo homem. “Não podemos desprezar uma força tão vital e que nos é dada de graça. Ela pode ser muito útil, especialmente para populações pobres, pois além de prática e barata, não deixa resíduos”, afirma o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. “Trazer o conhecimento científico para o público é essencial, especialmente em eventos como esse”, acrescenta.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]