[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos Carvalho, concedeu entrevista coletiva na tarde de hoje, quarta-feira, sobre a VIII Conferência Municipal de Saúde. O evento, que terá início às 19h30 de amanhã, quinta-feira, no Hotel Parque dos Coqueiros, tem como tema ‘Saúde e Qualidade de Vida: Construindo Cidadania’. A conferência traz para discussão propostas e sugestões de mudanças na saúde municipal apontadas pela própria população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju.

“É um momento muito importante em que vamos discutir toda a problemática da saúde da capital sergipana ouvindo os usuários e profissionais do SUS local”, comentou o secretário, acrescentando que as propostas foram compiladas durante as 43 pré-conferências locais de Saúde realizadas no mês de agosto último.

De acordo com o secretário, a realização da Conferência com a participação popular é uma prova do caráter democrático contido no slogan da Secretaria Municipal de Saúde (SMS): ‘Saúde e Cidadania’.

Marcos Ramos destacou que poucas vezes as pessoas possuem acesso direto ao poder, e que, pelo menos, em três momentos esta oportunidade ocorre. “Uma, é no voto; num segundo momento, é no tribunal do júri, quando ocorrem as decisões; e a terceira é nas conferências, durante as quais a população indica suas necessidades e, a partir daí, é gerada a possibilidade real de o gestor buscar a solução para estes anseios”, disse.

Temáticas

Além da temática principal da VIII Conferência Municipal de Saúde, ´Saúde e Qualidade de Vida: Construindo a Cidadania´, oito sub-eixos temáticos também marcarão os três dias de debates do evento. Esses sub-temas constituem os eixos da assistência à saúde e estão baseados nas prioridades do Pacto de Gestão do SUS.

Os participantes terão a oportunidade de discutir as propostas aprovadas nas 43 Pré-Conferências Locais de Saúde organizadas nos sub-eixos Organização dos Serviços de Saúde; Participação Popular e Controle Social; Vigilância em Saúde e Saúde do Trabalhador; Gestão do Trabalho e Educação em Saúde; Assistência Farmacêutica; Cultura Popular e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde; Saúde da Mulher, da Criança e do Idoso; e Intersetorialidade.

Cada temática será debatida em salas específicas e, no último dia do evento, haverá a aprovação do relatório final da Conferência, com homologação das propostas e eleição dos delegados para a Conferência maior que será realizada em Brasília. A VIII Conferência Municipal de Saúde terá início amanhã à noite, quinta-feira, no Hotel Parque dos Coqueiros. O evento prossegue até o sábado, ao meio-dia.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.