Prefeito apresenta campanha ´Pelo Direito de Aprender´ ao colegiado de Procuradores do Estado
A campanha foi lançada no último mês de agosto e agora apresentada ao Ministério Público com prioridade por ser considerado pelo prefeito um órgão parceiro. Edvaldo Nogueira mostrou a todos um diagnóstico feito sobre a educação municipal, base para o desencadeamento dessas ações. Entre os dados, foi apontada uma queda no número de matrículas na rede de ensino. Segundo ele, diante da situação atual, é fundamental trabalhar para dar um salto na qualidade do ensino oferecido pelo município de Aracaju.
“Foi a partir dessas informações que nós fixamos o plano de melhorar a qualidade de alguns indicadores, pois na área educacional Aracaju está bem, com boas escolas, bem distribuídas na cidade, com conselhos escolares atuantes, gestão democrática e investimento, mas faremos um esforço grande nesse tempo que há de mandato, para que Aracaju chegue na média Brasil de 3.8 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que hoje o município alcança a média de 2,9”, destacou o prefeito, entre outras metas.
De acordo com o prefeito, as idéias da Campanha são simples, mas que darão um passo adiante para os que estão na escola pública e que visa mexer também na consciência da população, pois a sociedade é pouco mobilizada na questão da educação. “Comecei pelo Ministério Público porque sinto muita receptividade com essa bandeira, mas vou buscar também outras parcerias para essa caminhada”, pontuou. A Procuradora Geral de Justiça, Maria Cristina Mendonça, qualificou o plano como muito oportuno.
“Já havia tempo que a gente notava a necessidade de algumas medidas que estão no plano. Medidas que resgatam práticas bem sucedidas, que ao longo dos anos deram certo e contribuíram para a qualidade do ensino. Eu acho que a Prefeitura de Aracaju voltando adotar práticas como, por exemplo, o boletim escolar, que permite que o pai tenha o acompanhamento da vida escolar de seu filho, reunião de pais e mestres, acho muito interessante a questão da olimpíada escolar estudantil, que vai estimular muito o jovem. Todas essas medidas vão realmente contribuir para que a qualidade de ensino melhore em Aracaju e qualidade hoje é o grande desafio”, comentou a procuradora geral.
De acordo com ela, o Ministério Público também atuará nessa campanha contra a evasão escolar, através da Ficha do Acompanhamento do Aluno em Infreqüente (Ficai), e vai ainda participar de toda forma toda vez que a prefeitura necessitar do apoio. Para a Secretária Municipal de Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, é muito importante ir ao órgão, apresentar a campanha, como uma forma de prestar constas da preocupação do prefeito com a educação, de colocar metas e ações.
“O Ministério Público tem um papel de fiscalizador das ações, de garantia dos direitos constitucionais da população. O prefeito também está aqui pedindo o apoio e a compreensão de todos que fazem o Ministério. Então eu acho importantíssimo que essa campanha seja apresentada em primeira instância aqui”, ressaltou, informando que as ações já começaram a ser postas em prática.
O promotor de Justiça do Direito a Educação, Luiz Fausto Vallois, presente na reunião, destacou que a Campanha municipal vai atender às exigências nacionais. “Ela vai exatamente de encontro ao que foi lançado pelo plano nacional de aceleramento da educação e visa exatamente mostrar que Aracaju tem que despontar na qualidade de ensino, até porque vai ser um objeto de grande competição nacional, com o lançamento do Ideb, a melhoria da qualidade do ensino oferecido nas redes públicas. E Aracaju, com essa campanha, desponta no cenário nacional mostrando a boa vontade da gestão pública em melhorar a qualidade de ensino ofertada na rede municipal”, destacou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]