SMTT realiza reunião com empresários para falar de maus tratos sofridos por passageiros
O motivo da reunião foi o excesso de reclamações provenientes de idosos e deficientes. Segundo informações da Ouvidoria da SMTT, a cada 100 reclamações registradas, 70 vêm deste grupo.
As reclamações mais freqüentes são de que: o motorista não pára o ônibus no local correto; quando o passageiro idoso está subindo no ônibus, o motorista arranca com o veículo; ao ver que o passageiro é deficiente ou idoso, o motorista não pára o ônibus; além de maus tratos e preconceito.
Segundo Samarone, os empresários demonstraram interesse em mudar o quadro e se comprometeram a orientar os motoristas e cobradores a respeitar a Lei 10.741 de 1º de outubro de 2003, que dispões sobre o Estatuto do Idoso e prevê multa que varia de R$ 500 a R$ 1 mil para aqueles que não seguirem suas cláusulas. O agressor poderá ser levado à Delegacia de Grupos Vulneráveis-Aracaju (Telefone: 3213-1238), indiciado e, se condenado, poderá pegar de seis meses a um ano de prisão.
Já que estão prestando um serviço que é pago e obrigatoriamente exige qualidade, os empresários estão planejando para o mês de outubro cursos de Relacionamento Interpessoal para os funcionários. Os cursos têm o intuito de orientar os motoristas e cobradores a melhor lhe dar com a clientela. “O comportamento desses profissionais é inadequado e foge a todos os princípios da moral e dos bons costumes”, declarou o superintendente Antônio Samarone aos empresários presentes.
Por fim, Samarone garantiu que a Prefeitura de Aracaju continuará a manter o direito da gratuidade conquistado por idosos e deficientes, apesar da contrariedade que demonstram estes profissionais que foram o foco da reunião.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]