Representantes do Condurb realizam reunião extraordinária
Na ocasião foi apresentado e votado um parecer elaborado por técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), sugerindo a não aceitação do projeto de um loteamento na Aruana. De acordo com o documento, que foi aprovado por unanimidade, a proposta apresenta interferências negativas no sistema viário da localidade e por isso não pode ser concretizada conforme intencionado pelo empreendedor.
Também foram discutidas questões gerais referentes à ocupação da área de expansão de Aracaju, a exemplo da realização de serviços de macrodrenagem na região e da preservação de áreas de interesse ambiental. Tais assuntos constam na pauta da próxima reunião ordinária do Condurb, marcada para o próximo dia 25.
Segundo o presidente do Conselho, o secretário municipal de Planejamento, Luciano Pimentel, o grupo se reúne regularmente na última terça-feira de cada mês, conforme estabelecido no regimento interno. “Quando há necessidade de resolver com urgência determinadas questões, realizamos reuniões extraordinárias. A de hoje foi provocada pela Associação dos Dirigentes de Empresas da Indústria Imobiliária de Sergipe (Ademi-SE)”, contou Pimentel.
Atribuições
O Condurb foi criado para analisar, discutir e votar projetos de interesse público, apresentados pela iniciativa privada ou pelo poder público que não encontram respaldo na legislação ou cuja aprovação suscita controvérsias por parte dos órgãos da administração municipal responsáveis pelo licenciamento.
O Conselho também é responsável por gerir o Fundo de Desenvolvimento Urbano e Ambiental e propor alterações na legislação municipal. A entidade é formada equitativamente por representantes dos governos estadual e municipal, entidades de classe e membros da sociedade, cada um com 1/3 do número total de membros.
“É um espaço onde podemos discutir e expor nossa opinião sobre o crescimento da cidade. Por isso o Condurb tem um papel fundamental para Aracaju”, disse a presidente da Ademi-SE, Danuza Menezes, que participou da reunião.
Também estiveram presentes representantes da Procuradoria Municipal, Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb), Universidade Tiradentes (Unit), Faculdade Pio X, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e Secretarias Municipais de Finanças (Sefin) e de Planejamento.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]