Emei Dom Hélder Câmara realiza desfile cívico
Não é a primeira vez que a escola desenvolve essa atividade, já que suas manifestações cívicas são tradicionais. Durante toda essa semana, os alunos foram incentivados a produzir cartazes, pinturas, desenhos e a aprender o hino nacional, tudo isso, dentro do projeto “Independência”. O desfile foi ensaiado diversas vezes pelas proximidades da Emei e a cada ensaio, a empolgação dos pequenos era notória.
Durante o evento, o que se via eram alunos fardados e muito felizes, além de pais muito satisfeitos. A comunidade, que parava para observar, aplaudia e aprovava as manifestações da escola. “A família é envolvida em todas as atividades, sempre através de reuniões sucessivas, nas quais explicamos todo o planejamento e pedimos o auxílio. Para o desfile, os pais acompanharam as crianças durante todo o percurso”, disse a professora e uma das organizadoras, Nivânia Vieira dos Santos.
A coordenadora pedagógica da Emei, a professora Antônia das Dores Viana Silveira, falou ainda do objetivo principal do desfile. “A nossa maior preocupação é que nossos alunos reflitam sobre cidadania, para que desde crianças aprendam o patriotismo e ajudem a comunidade a refletir. Como eles são muito pequenos para participar do desfile promovido todos os anos pela Semed, no Siqueira Campos, resolvemos fazer na nossa comunidade, porque assim participam dos festejos cívicos da mesma forma”, comentou.
Apesar da pouca idade, os pequeninos já entendem o objetivo do desfile, fato que pôde ser comprovado pela alegria que esbanjaram e pela forma como se comportaram. “Passei toda a semana fazendo os cartazes que vou levar. Também ensaiei muito com os meus coleguinhas para não fazer nada errado”, declarou Rebeca Cardoso de Souza, seis anos, aluna do 1º ano do ensino fundamental. Sua mãe, Ariene Oliveira Cardoso, fez questão de comparecer e acompanhá-la durante todo o trajeto. “Acredito que essas iniciativas são fundamentais por desenvolverem o espírito cívico, por isso, faço questão de que todo ano ela participe”, informou a mãe.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]