Pré-Conferências de Saúde atingem objetivo
“O objetivo maior das Pré-Conferências, além de eleger os delegados para a grande Conferência Municipal de Saúde, discutir a temática, levantar as necessidades dos usuários e dos trabalhadores, é a eleição do Conselho Local de Saúde. Todas as reuniões tiveram uma participação muito grande das comunidades. A população atendeu ao chamado da SMS. A avaliação que a gente faz de todo o trabalho é a melhor possível”, disse a coordenadora do Núcleo de Planejamento da SMS e responsável pela Conferência Municipal, Margarete Hora.
Segundo ela, um outro ponto importante a ser destacado é que todas as Pré-Conferências – 43 ao todo – foram realizadas com um bom grau de renovação dos conselhos locais. Para Margarete, isso demonstra a vontade da população de estar participando. De acordo com ela, o conselho local é o órgão fiscalizador mais importante do usuário no exercício do controle social. “A nossa política de controle social é o que há de mais avançado no Sistema Único de Saúde (SUS) no país e no mundo”, ressaltou.
Para o coordenador da Ouvidora da SMS, Helder Bezerra, a renovação dos conselhos locais também chamou atenção. “Pessoas novas estão chegando com vontade de construir. A postura do secretário Marcos Ramos em participar das Pré-Conferências e de visitar as unidades de saúde também é muito importante. Ele foi corajoso por ouvir de perto os usuários e suas sugestões. As Pré-Conferências foram muito positivas em vários aspectos, dentre eles, o da organização e da participação da população, principalmente”, elogiou.
O ouvidor revelou que ficou surpreso com a quantidade de pessoas nas Unidades de Saúde da Família (USFs) durante as Pré-Conferências. Ele destacou as USFs Celso Daniel, no bairro Santa Maria, e a Geraldo Magela, no Orlando Dantas. “Também me chamou a atenção, no que se refere à presença do secretário Marcos Ramos, a postura das pessoas, que demonstraram entender que ali estava um gestor, alguém que está querendo construir um SUS melhor”, disse.
Segundo o relator geral da Conferência Municipal de Saúde, Hélio Farias Menezes, um outro ponto que merece destaque no trabalho da SMS é que “o gestor municipal fez questão da participação do povo. Nesta conferência, a secretaria está escutando a população para ver o que está de acordo com o que o povo pensa e precisa e o que deve ser mudado. É importante que as discussões continuem nos conselhos locais”, enfatizou.
Para Hélio Menezes, foi importante o secretário ter participado das Pré-Conferências, pois, segundo ele, a presença de Marcos Ramos estimula os funcionários a trabalhar melhor e o usuário se sente valorizado. “A comunidade percebe que o gestor está vendo como ele está sendo atendido: bem ou não. A pessoas gostam disso”, comentou. Os organizadores das Pré-Conferências Locais de Saúde elogiaram também o empenho dos colegas do Conselho Municipal de Saúde e todos os profissionais da SMS que contribuíram para o sucesso de todos os eventos. As Pré-Conferências foram a preparação para a VIII Conferência Municipal de Saúde, que ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 deste mês.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]