Programa `Horas de Estudo´ dos Coordenadores discute Projeto Pedagógico e Gestão Escolar
Após uma exposição de 40 minutos do tema escolhido, os coordenadores tiveram a oportunidade de refletir sobre gestão escolar com a utilização do Projeto Político Pedagógico (PPPC). Paralelamente, desenvolviam atividades com foco no trabalho coletivo, autonomia escolar, eficácia e eficiência, e o perfil de um gestor líder. Também participaram de oficinas e dinâmicas que trabalhavam os sete C`s do gestor e a resistência às mudanças.
A palestrante explicou ainda que o mais importante dessas atividades é a oportunidade de colocar tudo o que é aprendido em prática. “É o que chamamos de perspectiva ação- reflexão-ação, na qual eles resignificam as discussões para comparar e transformar o seu local de trabalho”, comentou Marilene Cruz.
Os coordenadores reconhecem esse momento e participam com bastante empenho. Um exemplo é a coordenadora geral da Escola Municipal de Educação Infantil Dom Avelar Brandão Vilela, situada no bairro Olaria, a professora Maria de Lourdes Rodrigues. “Esse é o local e a oportunidade de fazermos uma reflexão entre a teoria e a prática, muitas vezes impedida pela rotina. Precisamos reconhecer a importância do tema abordado, já que ele pode nos subsidiar nas atividades diárias”, disse a coordenadora.
Maria José Guimarães, coordenadora da Gestão Escolar da Secretaria Municipal da Educação (Semed), falou sobre a preocupação em trazer temas atraentes e importantes, assim como palestrantes que já trabalhem com o tema de estudo. Lembrou ainda da importância do `Horas de Estudo´ para todos que compõem a rede municipal de ensino.
No mês de setembro, duas mesas redondas estão programadas dentro do `Horas de Estudo´ dos coordenadores geral e administrativo. No dia 6 o tema será “A participação do Conselho Escolar na garantia do direito de aprender”. Nesse dia, as discussões serão em torno da atuação desse conselho e o seu papel na garantia da gestão democrática nas questões pedagógicas, administrativas e financeiras.
Já no dia 20 do mesmo mês, a mesa redonda abordará a perspectiva do “Educando em debate: as diferentes percepções”, com profissionais de várias áreas como Ministério Público, Conselho Tutelar, Saúde e educadores, que debaterão sobre o aluno visto de diferentes percepções. “A essência dessa mesa é a garantia da permanência do aluno na escola, assegurando para ele o direito de aprender”, declarou Maria José.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]