PMA firma parceria com Sindpese para capacitar frentistas e gerar novos empregos
O termo de parceria foi assinado durante a tarde de ontem, quarta-feira, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, pelo presidente da Fundat, Carlos Magno, e pelo presidente do Sindpese, Luciano Levita. Também prestigiaram o evento o presidente do Sindicato dos Frentistas (Sitramico), Jeferson Dantas; o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, representando o governador Marcelo Déda; e o vereador Daniel Fortes, representando a Câmara de Vereadores.
Edvaldo Nogueira apontou o trabalho de qualificação profissional realizado pela Fundat como fundamental, dentro de um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Ele destacou ainda a relevância desse trabalho voltado para os frentistas, que chegam somente em Aracaju a 1100 profissionais, atuando em 58 postos de combustíveis da cidade. Em todo o Estado, existe uma média de três mil frentistas.
“A cada dia que passa, novas tecnologias são incorporadas ao trabalho e também no setor de combustíveis é importante que esses profissionais estejam preparados para isso. Essa parceria com um segmento importante da economia é um momento significativo para nós. Fico feliz e acredito que esse é um gesto que efetivamente ajuda a desenvolver a nossa economia. O Brasil faz o seu desenvolvimento através das estradas e o frentista é quem primeiro recebe quem anda por elas e precisa dos postos. O brasileiro gosta de ser atendido com aquele sorriso, aquele ´bom dia´, por isso essa é uma categoria tão importante”, destacou o prefeito.
Operacionalização
Cerca de 80 profissionais participarão do curso básico de informática. As aulas acontecerão na Unidade Produtiva da Fundat localizada no bairro Jardim Esperança. O Sindpese fará o cadastramento dos interessados. De acordo com o presidente Luciano Levita, esse ato é de grande importância para a categoria e mostra o interesse da prefeitura em desenvolver todos os ramos de atividades.
“A gente sabe da responsabilidade dos postos no desenvolvimento do Estado, não só na parte agrícola, rodoviária, de saúde e segurança, mas também para o turismo. Nós entendemos que o turista quando chega ao Estado, o primeiro sergipano a recebê-lo é o frentista de um posto. Então é muito importante a gente capacitar esse colaborador, para que ele atenda bem quem aqui chega”, ressaltou, acrescentando que já está em estudo a possibilidade de outros treinamentos.
O presidente da Fundat, Carlos Magno, lembrou que é função da Fundat qualificar e inserir o cidadão no mercado de trabalho, mas existem pessoas já inseridas no mercado e precisando de qualificação. “É aí onde entra a Fundat nessa parceria muito saudável com o Sindicato. Eu acho que dessa parceria vão surgir outras. Em contrapartida, o Sindpese vai utilizar o nosso balcão de intermediação de mão-de-obra, que estará disponibilizado para que ele possa solicitar e a gente possa encaminhar muita gente qualificada e sem emprego”, ressaltou.
Para o presidente do sindicato dos Frentistas (Sintramico), Jéferson Dantas, a iniciativa trará grandes benefícios para a classe. “A gente sabe que emprego tem, mas precisa necessariamente de pessoas qualificadas para atender às necessidades das empresas. Hoje o mercado é muito competitivo e o diferencial vai ser a qualificação, então essa proposta de capacitação é importantíssima, principalmente nessa parceria entre a prefeitura e a entidade. A gente vai dar todo suporte necessário para que isso flua e com certeza vai melhorar o trabalho no dia-a-dia”, afirmou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]