Secretária apresenta avanços da política de assistência em Aracaju
Em suas explanações para os participantes, a secretária Rosária Rabelo fez uma tratou da política de assistência social, destacando os avanços conquistados no município de Aracaju, especialmente nos últimos dois anos, momento em que se efetiva a implantação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
A secretária falou sobre o Sistema de Proteção Social e situações de vulnerabilidade, pautada nas orientações do Conselho Nacional de Assistência Social, enfocando os avanços e desafios enfrentados. Rosária fez um relato, enfocando a importância do respeito aos direitos sócio-assistenciais, recursos humanos, controle social e o financiamento da Política de Assistência Social, dentre outros temas. “O que nós queremos é avaliar de que forma o município de Aracaju, durante esse dois anos, avançou no ponto de vista da segurança de acolhida da população mais vulnerável”, destacou a secretária. “Nestes dois anos de implementação do SUAS em Aracaju, obtivemos grandes avanços significativos na sua instalação”, complementou Rosária.
Entre os avanços, Rosária Rabelo destacou o funcionamento de 12 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), unidades que servem de referência para a prestação do serviço à população; a implantação de três Centros Especializados da Assistência Social (CREAS), que atendem situações, que apresentam maior risco e vulnerabilidade social, como violência doméstica, abusos e exploração sexual e atendimento a adolescentes em conflitos com a lei. “Isso é um grande avanço, porque há dois anos, nós não tínhamos programas que atendessem essas situações”, destacou.
Além desta estrutura, a secretária destacou a implantação de 14 Unidades Sócio-educativas (USE) vinculadas aos CRAS em cada Distrito, dando suporte ao atendimento à população. “Mesmo com os 12 CRAS em toda a capital, a demanda é muito grande e eles ainda não dão conta de toda a procura”, justificou a secretária, referindo-se às Unidades Sócio-educativas.
Outro avanço da atual gestão apresentado pela gestora da Semasc em Aracaju foi destacado. A criação da Central Permanente de Acolhimento, que surgiu em paralelo ao Programa Acolher: Das Ruas à Cidadania, criado para atender à população de rua no município de Aracaju. “Até então o poder público não tinha nenhum serviço organizado para atender a nossa população em situação de rua e a Central de Acolhimento é exatamente um destaque para este serviço público e isso foi um compromisso assumido que efetivamos”, completou a secretária.
Além disso, a secretária ressaltou a criação da Central de Atendimento aos beneficiários do Programa Bolsa Família, criado pelo Governo Federal para atender famílias de baixa renda, e destacou também as ações paralelas implementadas pela Semasc para oportunizar autonomia e independência financeira aos beneficiários deste programa. “Antes, a população não tinha um local como referência para tirar suas dúvidas, fazer reclamações ou, até mesmo, levar suas demandas. Esta Central de Atendimento, instalada no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, vem cumprir este papel”, disse.
Sobre o Bolsa Família, a secretária afirmou que em 2004 existiam 13 mil famílias inscritas em Aracaju. Hoje este número já atinge a casa dos 25.329 famílias beneficiadas. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento e de Combate à Fome (MDS), Aracaju apresenta 100% de cobertura no programa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]