Jovens atendidos pela Semasc emocionam público na VI Conferência Municipal da Assistência Social
Muitos deles têm o passado marcado pela exploração do trabalho infantil e com perfil de situação de rua. Atualmente, eles são atendidos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), são também integrantes do Grupo de Orquestra Estrela, criado pela Semasc, e do Programa Jovem Aprendiz. Os participantes da Conferência ouviram com atenção as canções e aplaudiram, tragados pela emoção, percebendo o talento de cada jovem.
Todos os presentes se encantaram com o talento dos jovens. Após as apresentações do grupo, o prefeito Edvaldo Nogueira elogiou a iniciativa e o empenho da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania em realizar ações que devolvam cidadania à população de Aracaju, especialmente aos jovens. “Quebrando mais uma vez o protocolo da solenidade, eu preciso pedir novamente uma salva de palmas para estes jovens que, com certeza, representam o futuro do nosso país”, ressaltou o prefeito. “Nós, brasileiros, somos um povo de muitos talentos e estes meninos representam esta camada da sociedade que embeleza e faz crescer o potencial artístico do nosso povo. Meus parabéns”, disse o prefeito, dirigindo-se aos jovens.
O grupo tem como orientador artístico o músico, maestro e educador social Cláudio Francisco Pinto. Para o educador, esta oportunidade traz para o grupo a alegria do reconhecimento e motiva a continuação dos meninos no programa. “Acima de tudo, o trabalho da música junto com a educação é o nosso principal papel e a importância é de, justamente, estar formando esses meninos profissionalmente e de forma pessoal”, observa o educador. “Esse processo de crescimento musical é muito importante para os meninos, que, quando participam desses eventos, ficam nervosos, porém muito felizes por mostrar para a sociedade o que eles mais sabem. Isso fortalece neles o sentimento de cidadãos e os motiva a continuar sempre na carreira artística. Isso é gostoso e emocionante”, completou.
A emoção dos meninos estava estampada em cada olhar, que visivelmente transmitia superação e felicidade. “É uma emoção grande poder mostrar nosso trabalho ao prefeito e às demais autoridades aqui presentes. Temos um potencial e podemos, sim, mostrar isso para toda sociedade. Estou muito feliz”, resumiu o jovem Wesley da Silva Santos, 18 anos, integrante do Programa Jovem Aprendiz, que tocou violino na apresentação.
Diego de Menezes Moreira, 12 anos, integrante do Peti, que tocou flauta, também falou sobre sua satisfação. “Eu me sinto o máximo”, brincou. “Essa foi a minha terceira apresentação e eu estou muito feliz e realizado”, disse o jovem, muito emocionado. Ana Maria de Matos Souza, 12 anos, também integrante do Peti e flautista, completou a opinião do colega. “Estou muito feliz e é muito bom para um crescimento participar desses grandes eventos”, comentou a garota.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]