Prefeito lança sexta-feira campanha para melhoria do ensino nas escolas da rede municipal
O lançamento da campanha ocorre em um momento em que os governos federal, estadual e municipal demonstram grande preocupação com o ensino público e começam a se mobilizar para modificar o quadro atual, que revela elevados índices de reprovação e evasão, baixo rendimento, entre outros problemas.
No final do mês passado, em visita à Aracaju para o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Governo Federal, o ministro da Educação, Fernando Haddad, convocou governadores, prefeitos, secretários de Educação, professores, diretores, alunos e toda a sociedade civil para participar de uma cruzada pela melhoria da qualidade da escola pública brasileira.
Na ocasião, atendendo ao chamado, o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou o lançamento da campanha Pelo Direito de Aprender. “Essa campanha está em sintonia com os Planos do MEC e do Governo Estadual. O grande objetivo é melhorar a qualidade de ensino nas escolas públicas da capital”, destacou o prefeito durante o lançamento do PDE.
A campanha prevê uma série de ações, como a elaboração de uma grade curricular para a rede municipal de ensino, o aumento da produtividade do ensino noturno, o estabelecimento do reforço escolar nas férias de julho em todas as escolas e o fortalecimento dos conselhos escolares.
Segundo a secretária municipal de Educação, Tereza Cristina, a iniciativa reúne ações que já estão na ordem do dia, mas precisam ser intensificadas, com ações novas, todas voltadas para a melhoria da aprendizagem dos alunos e comprometidas com a eficiência do fazer docente e com as aspirações da comunidade.
Ainda de acordo com ela, a campanha surgiu depois que o MEC divulgou o cálculo de Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), revelando um cenário preocupante em quase todos os municípios brasileiros. “Ciente dos resultados, o prefeito de Aracaju pediu que agíssemos naquilo que nos cabe, enquanto gestores públicos responsáveis maiores pela garantia de um direito fundamental das crianças, jovens e adultos, alunos da rede municipal: o direito de aprender. E é isso que faremos”, contou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]